Afinal que sabemos nós sobre a cerveja? Contamos-lhe algumas curiosidades sobre e terceira bebida mais consumida no mundo.

  1.   A receita conhecida mais antiga do mundo é uma receita de cerveja. Foi descoberta na Mesopotâmia e está gravada numa placa de argila.
  2.   A cerveja é a terceira bebida mais consumida a nível mundial, só ultrapassada pela água e pelo chá.
  3.   A República Checa é o país onde se bebe mais cerveja per capita, mas a China é o maior consumidor de cerveja num mercado que continua a crescer.
  4.   Na Idade Média a água potável era difícil de encontrar, por isso as pessoas preferiam consumir cerveja do que beber água. Era mais seguro!
  5.   A cerveja é uma bebida que contém praticamente todos os minerais necessários para sobreviver, por isso é uma bebida que alimenta. Na idade média era mesmo um dos pilares da alimentação.
  6.   Quando consumida com moderação a cerveja tem benefícios comprovados para a saúde, nomeadamente para os ossos.
  7.   Oktoberfest que acontece em Munique, na Alemanha, é o maior festival de cerveja do mundo, acontece anualmente em outubro e são consumidos em média 6 milhões de litros de cerveja por edição!
  8.   Há uma ciência que se dedica em exclusivo ao estudo da cerveja, a Zitologia.
  9.   O dia Mundial da cerveja é comemorado na primeira sexta-feira do mês de agosto.
  10.  As garrafas de cerveja são feitas de vidro escuro pois a luz estraga a cerveja.
  11. O teor alcoólico da cerveja varia bastante, mas normalmente situa-se perto dos 5%. A cerveja mais alcoólica do mundo é a Brewmeister’s Snake Venom e conta com 67,5% de álcool!
  12. Existem mais de 400 tipos de cerveja no mundo, sendo que a Bélgica é o país que produz mais marcas diferentes.
  13. 90% da constituição da cerveja é água, e apesar da água ser geralmente um ingrediente sem odor, nem sabor, nem cor, a qualidade da água é um ponto muito importante para a produção da cerveja. Quanto mais pura for melhor será a cerveja.
  14. Nas civilizações mais antigas a produção de cerveja era uma tarefa desempenhada apenas por mulheres.
  15. O Sake, a bebida fermentada de arroz, tradicional do Japão e é a bebida mais próxima da cerveja do que do vinho, como muitas vezes é dito.
PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter