Num artigo anterior viajamos pelo mundo dos cocktails clássicos feitos com vinho do Porto, hoje vamos explorar cocktails de assinatura feitos por Bartenders portugueses e estrangeiros que ousaram usar esta bebida tipicamente portuguesa para criar cocktails únicos e originais. Alguns inspirados em Portugal outros em paragens tão longínquas como Cuba, têm um denominador comum a cor intensa e o sabor frutado que só um bom vinho do Porto pode acrescentar.

Columbus 1493

Columbus 1493Autor: Flávio Próspero

50ml Rum escuro

25ml Porto Tawny Ferreira 10 anos

15ml Pisco

25ml Sumo de lima

1 Dash bitters cardamomo

10ml Ginger beer fever tree

Método:

Servido em copo on the rocks dentro de caixa de Madeira fumado com raspas de tomilho e alecrim.

Nota:

Esta é a data da segunda viagem de colombo, que introduziu a cana de açúcar na ilha de Hispaniola. “Senhor, porque sei que terá prazer na grande vitória que Nosso Senhor me concedeu em minha viagem, escrevo-lhe esta, pela qual saberá como em 33 dias passei das ilhas de Canária para as Índias, com a armada que os ilustríssimos rei e rainha nossos senhores me concederam, onde encontrei muitas ilhas povoadas com gente sem número; e de todas elas tomei posse por Sua Alteza com pregão e bandeira real estendida, e não me contradisseram.” Carta de Cristóvão Colombo aos Reis Católicos, escrita em Lisboa a 4 de março de 1493.

Port Authority

Port AuthorityAutor: Jim Meehan // PDT,  Nova York

60ml Porto Noval Black

30ml Laird’s Bonded Apple Brandy

10ml Yellow Chartreuse

3 Azeitonas pretas

Método:

Mexer a mistura num mixing glass e coar com o strainer para um copo Martini previamente arrefecido. Decorar com as três azeitonas pretas.

Nota:

Port Authority é um  Cocktail criado por Jim Meehan em 2012. Autor do Livro “The PDT Cocktail Book: The Complete Bartender´s Guide from the Celebrated Speakeasy”.  Para criar este cocktail usou o Porto Noval Black, um Ruby Reserva da Quinta do Noval.

Portofino

PortofinoAutor: Daniel Carvalho // Pharmacia, Lisboa

35ml Leblon

25ml Porto cruz rose

15ml Sumo natural de tangerina

15ml Sumo de lima xarope de açúcar

20ml Cerveja Lager

Método:

Todos os ingredientes são batidos no shaker juntamente com xarope simples de açúcar e sumo fresco de lima e servido num copo on the rocks, com um top up de 20ml de cerveja Lager trazendo este último ingrediente uma vivacidade extra ao cocktail.

Finalizar com um spray de óleos da casca de tangerina e decorar com a mesma juntamente com rosmaninho. Por fim, queimar o rosmaninho.

Nota:

Portofino é um cocktail em que os ingredientes se complementam com equilíbrio. É um cocktail harmonioso, com alguma complexidade e refrescante ao mesmo tempo. O vinho do Porto Cruz rosé dita um lado mais fresco, leve e floral com frutos vermelhos jovens. O sumo fresco de tangerina, um citrino com uma acidez mais macia, acrescenta uma certa frescura quando integrado no corpo premium abaunilhado, cítrico e também floral da cachaça Leblon.

Malecon

MaleconAutor: Erik Lorincz // American Bar, Londres

50ml Bacardi Carta Blanca

15ml Porto Smith Woodhouse 10 Anos

10ml Sherry Don José Reserva Oloroso

30ml Sumo de lima

2 Colheres de bar de açúcar

3 Dashes de  Peychaud’s Bitters

Nota:

O Malecon foi criado por Erik Lorincz enquanto Bartender do Connaught Bar em Londres. Foi este o cocktail que o fez chegar a finalista do Concurso Bacardi Legacy 2007.  Erik afirmou que se inspirou numa viagem a Havana em que aprendeu o que significa ser cubano e o modo de vida das gentes de Cuba, Malecon é o nome dado ao paredão em frente ao mar em Havana. Criou por isso um cocktail que pode ser apreciado a qualquer hora do dia ou da noite, em casa ou no mais elegante bar de Londres. O seu cocktail invoca o luxo e  os tempos de lazer na velha Havana.

Number Five

Number FiveAutor: José Robertson // Cinco lounge, Lisboa

30ml Porto Ruby

30ml Bourbon

30ml Cognac

20ml Benedictine

Método:

Todos os ingredientes são misturados e deixados a envelhecer por 29 dias num casco de carvalho.  Ao final deste tempo é filtrado com um filtro de café e colocado numa garrafa no congelador por mais 10 dias. É um cocktail que não sofre qualquer diluição, uma vez que não entra em contato com o gelo na sua elaboração ou no serviço. Por ser servido diretamente do congelador para o copo a baixa temperatura é um cocktail com uma textura melosa.

Nota:

A inspiração para este cocktail foi encontrada no Vieux Carré e no Old Fashioned, cocktails que trazem um pouco da cultura de cocktails e Jazz de New Orleans para Portugal. Foi-lhe dado um twist à portuguesa através do uso do vinho do Porto.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter