Os Wine Bars são pequenos templos onde podemos provar diversos Vinhos a copo e viajar pelas prateleiras harmonizando tapas e petiscos com produções regionais e de pequenos produtores ou com Vinhos sofisticados e de preço elevado. Por muitos são vistos como um espaço de Connoisseurs o que lhe pode dar uma aura elitista, mas na verdade o Wine Bar é um sítio para amantes de Vinho, um local democrático e descontraído para apreciar com tempo e com soluções para todos os gostos, da primeira à última prateleira.  Nos últimos meses, nas nossas viagens, passámos por cinco Wine Bars que merecem a sua visita!

 

Capela Incomum

Aberta em fevereiro de 2016 a Capela Incomum situa-se na Travessa do Carregal, no Porto, não muito longe da Rua Miguel Bombarda conhecida pelas suas galerias de arte. Uma zona da cidade menos turística onde a vida ainda corre ao ritmo de quem lá vive. O Vinho serve-se num espaço peculiar, é ainda visível o retábulo de madeira escura do antigo altar e o púlpito da capela que mantém uma cor muito próxima do original, e também ela incomum, o vermelho.

O projeto de Francisca Lobão nasceu um pouco por acaso, após a visita a um espaço que pensava vir a ser um atelier para a sua atividade, o design de interiores, mas depois de visto o Wine Bar fazia sentido num local místico, que não recebe cerimónias há mais de meio século, mas cujo mentor tinha ligações à viticultura. O espaço é jovem e despretensioso, há fado à quinta-feira à noite e poesia regularmente. O Vinho esse pretende-se que seja acessível, vendido a copo mas também com a possibilidade de levar para casa, a aposta é em pequenos produtores e em Vinhos de preços acessíveis. Para acompanhar há tábuas de queijo e enchidos. Na esplanada aproveita-se a sombra de uma grande árvore e o pitoresco das ruas antigas do Porto. Um Wine Bar que é o bar do bairro, onde se desfruta um ambiente familiar e a simplicidade de um copo de Vinho.

 

Morada: Travessa do Carregal, 77-81 Porto

Horário: De terça a quarta-feira das 16:00 às 00:00 || de quinta-feira a sábado das 16:00 às 02:00

Encerra ao Domingo

www.facebook.com/capelaincomum

 

Páteo das Flores

Por detrás de uma elegante fachada salpicada de azulejos em tons de azul e uma montra de madeira podemos encontrar o Páteo das Flores, o Wine Bar é apenas o levantar do véu sobre uma espaço fantástico, o Hotel Flores Village, uma espécie de oásis camuflado no centro da cidade. Apesar de integrado na estrutura do hotel, o Páteo das Flores pretende afirmar-se como um espaço independente onde é possível degustar Vinhos acompanhados de tapas e alguns pratos para partilhar nas suas mesas redondas.  O espaço está elegantemente decorado em tons de cinzento e com obras de arte e o páteo interior  fechado por um telhado de vidro e metal é coroado por uma enorme pintura mural que parece alongar-se até ao céu.

Há Vinho a copo e também um pequeno bar de Gins e alguns espirituosos. O espaço está aberto todo o dia e oferece soluções que vão do almoço até ao jantar, mas gosta de frisar que não é um restaurante, é um Wine Bar onde se encontra comer que vai bem com os Vinhos. Um local requintado e elegante, com uma atmosfera calma e simpática que contrasta com o reboliço da Rua das Flores.

 

Morada: Rua das Flores, 135 Porto

Horário: Segunda-feira das 19h00 às 23h00 || De terça-feira a sábado das 12h30 às 23h00

Encerra ao domingo

www.facebook.com/pateodasfloreswinebar

 

Enoteca da Cartuxa

Aberto em julho de 2016 o espaço Enoteca da Cartuxa situa-se no centro histórico de Évora, entre o Templo Romano e a Catedral. Este é um espaço com a assinatura da Fundação Eugénio de Almeida e onde brilham os seus Vinhos harmonizados com petiscos e pratos alentejanos com um toque contemporâneo, um reflexo disso será o uso de menos açúcar nos doces ou na aposta em ervas aromáticas como tempero. Como qualquer biblioteca, o que se pretende aqui é dar-nos acesso a conhecimento e por isso todos os Vinhos estão disponíveis a copo o que nos permite navegar pelo portfólio da Fundação Eugénio de Almeida e harmonizar os pratos com maior liberdade.

O espaço vive espalhado por várias salas do edifício antigo. É uma casa de petiscos, mas também é uma loja, uma esplanada e uma cozinha aberta que nos permite ver a equipa de cozinha a trabalhar.

As cores garridas, a cortiça ou as caixas de vinho, completam uma decoração simples e agradável pensada para nos ajudar a relaxar. Uma casa alentejana à antiga, mas com laivos de modernidade porque a equipa que lá trabalha é jovem e calça All Star encarnados.

No espaço de loja há ainda a possibilidade de comprar queijos, mel, enchidos, ervas de cheiro, os Vinhos produzidos na Adega Cartuxa e os azeites do Lagar Cartuxa entre outros produtos regionais.

 

Morada: Rua Vasco da Gama, nº15 Évora

Horário: 10h00 às 22h00

Encerra domingo ao jantar

www.cartuxa.pt

 

7imeio

O 7imeio abriu em 2013 com a intenção clara de ser um Wine Bar, o seu nome peculiar inspira-se na medida standard de uma garrafa de Vinho os 0,75l. Assume-se como um espaço Low Cost Art Food apostando em pratos adaptados ao gosto atual a preços acessíveis sem nunca descurar da qualidade.

Há uma mistura de conceitos muito interessante neste espaço que foi evoluindo ao longo dos últimos quatro anos, mas nunca deixou de apostar nos Vinhos e nas tapas, com o tempo juntou-se ao seu menu uma carta de sushi e um espaço de bar dedicado ao cocktail que é já uma referência no sul, é lá que Diogo Santos vencedor do competição elit® art of martini  Algarve desenvolve o seu trabalho e de onde saíram outros Bartenders que estão a dar cartas a nível nacional.

O espaço divide-se por dois pisos, sendo o segundo andar mais dedicado ao mundo de bar, mas a decoração é tão diversificada como a sua oferta e os ambiente também, como não poderia deixar de ser num espaço que abre ao meio dia com um menu de almoço e depois evoluí durante durante o dia até chegar a ser um bar de cocktails.

A sua localização na zona ribeirinha de Olhão faz com que viva paredes meias com a Ria Formosa e os ventos do mar e é ao mar que vai buscar muitos dos ingredientes que compõe o seu menu, entre tapas, sushi e o peixe fresco que está à vista na vitrine.

Um espaço para amantes de Vinho, de cocktails e da experimentação gastronómica.

 

Morada: Avenida 5 de Outubro nº 36 Olhão

Horário: Todos os dias das12h00 às 04h00

www.7imeiowinebar.com

 

Taberna D’ Vila

O mote deste espaço é comida, bebida e cultura porque na Taberna D’ Vila celebra-se o melhor da vida, sempre acompanhado por um copo de Vinho da região, um boa Cerveja artesanal ou um cocktail.

Localizado no centro da vila de Grândola, de frente para o jardim, este espaço abriu em 2016 e marcou desde logo pela diferença na região, quer esteja de férias nas praias ou passe por Grândola a caminho do sul este é o local onde deve parar para descansar e provar os sabores alentejanos, enquanto aprecia a arte em exposição e se tiver sorte, ainda pode apreciar a programação de música ao vivo, o que é regular no espaço.

A Taberna D´Vila é a reinvenção de um antigo café, a sua decoração é sóbria e aposta nas madeiras e nos tons pastel. A sua grande esplanada é um espaço a aproveitar durante todo o ano,  com especial gosto nas noites quentes de verão e nos fins de tarde porque há a “Hora da Tapa” entre as 18h00 e as 20h00 em que na compra de um copo de Vinho ou de uma Cerveja artesanal nos é servido uma tapa de oferta. Mais que um bar de Vinhos é um espaço de sabores numa zona tão especial do Alentejo.

 

Morada: Largo de São Sebastião, Grândola

Horário: De terça-feira a domingo das 12h30 às 15h00 e das 18h00 às 23h00

www.facebook.com/pg/Taberna-DVila-Comida-Bebida-Cultura

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter