Nesta última edição da revista Drinks Diary o Menu Essentials debruçou-se sobre Gin, foram provadas seis referências que Nélson Bernardes considera serem essenciais para ter um bar completo e versátil.

Muitos de nós quando pensamos em Gin, pensamos em Gin tónico, mas o facto é que há muitos cocktails clássicos e modernos onde o Gin é o protagonista da receita.

Escolhemos seis cocktails com Gin, para que possa tirar o melhor partido dos Gin sugeridos nesta edição.

 

Last Word

 

30ml G’Vine Floraison

30ml Green Chartreuse

30ml Luxardo Maraschino

30ml Sumo de lima fresca

 

O clássico Last Word continua a ser um dos meus cocktails favoritos. É um cocktail com um equilíbrio fantástico entre a força do gin, o doce dos licores e o ácido da lima, porém como ambos os licores têm uma personalidade muito vincada, precisa de um gin à altura! O G’Vine Floraison eleva este cocktail a um outro nível.

 

 

 

German Affair

 

45ml Ferdinand’s Saar Dry Gin

10ml Limoncello

45ml Vinho Riesling

25ml Sumo de limão fresco

15ml Xarope de camomila

 

O German Affair é um cocktail de verão bastante refrescante. À base do gin Ferdinand’s adicionamos o cítrico do Limoncello e do sumo fresco de limão, o elegante xarope de camomila, tudo enlaçado com o vinho Riesling. Servido numa taça com gelo picado e decorado com camomilas secas.

 

 

Elderflower Collins

 

50ml Hendrick’s Gin

15ml Licor de Sabugueiro

25ml Sumo de limão fresco

15ml Xarope de açúcar

Top up água gaseificada

 

Um twist de verão no clássico Tom Collins. Simples e fácil de fazer no bar ou em casa para os amigos, o Collins não precisa de shaker ou mixing glass, é feito diretamente num copo alto com gelo. A combinação do gin Hendrick’s com um licor de sabugueiro e um toque de limão faz deste um cocktail perfeito para se apreciar ao fim de um dia de praia.

 

Índias Club

 

50ml Puerto de Indias Strawberry Gin

25ml Sumo de limão fresco

20ml Xarope de framboesa

15ml Clara de ovo

2 Morangos

 

O Indias Club é uma versão do clássico Clover Club em que se usa Puerto de Indias Strawberry Gin e morangos em vez de um gin clássico e framboesas. Com a textura providenciada pela clara de ovo, este cocktail torna-se num autêntico smoothie de morango impossível de resistir!

 

 

 

Alexander

 

45ml Citadelle Réserve

30ml White Creme de Cacao

25ml Natas

Noz moscada no topo

 

Um verdadeiro clássico dos anos 20 altura em que se vivia a lei seca nos Estados Unidos. Mais tarde viria a fazer-se com base de brandy que lhe trazia maior complexidade, vindo a chamar-se Brandy Alexander. O Citadelle Réserve funciona perfeitamente neste cocktail trazendo a complexidade que outros gins não têm.

 

 

The Improved Holland Gin Cocktail

 

60ml Bols Genever

7.5ml Bols Maraschino

5ml Xarope de açúcar

2 Dash Angostura bitters

2 Dash de Absinto

 

Um twist no clássico Gin Cocktail com cerca de 200 anos de existência, onde o seu DNA seguia a definição de cocktail que mencionava, a mistura de um espirituoso, açúcar, água e bitters. A versão “improved” viu a adição de um “modifier” Bols Maraschino e o “Holland Gin” convidou o Bols Genever a participar, algo que já vinha na versão de Jerry Thomas (1862) e que era bastante popular.

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter