O Menu é como um cartão de visita e por isso o cuidado que cada casa coloca na sua elaboração é essencial para passar a mensagem correta ao cliente. Um erro, uma má explicação podem causar embaraços assim como uma ideia original e precisão com que está escrito pode deixar uma impressão muito favorável.

Quando o Bartender não pode falar, o Menu fala por si e é por isso que o achamos tão importante.

Das muitas viagens que temos feito na nossa terra vimos muito bons exemplos dos quais escolhemos oito como exemplo de elegância e criatividade


 

Cinco Lounge

O Cinco Lounge é mais que um bar de Cocktail, é já uma instituição na cidade de Lisboa e um sítio que qualquer amante de cocktails tem de conhecer. A equipa liderada por David Palethorpe encontra-se entre as melhores equipas de bar do país e quem frequenta o Cinco Lounge sabe que o ambiente é descontraído e irreverente. David defende que já ninguém lê menus hoje em dia, então há que criar novos formatos e o menu que está agora em vigor no Cinco Lounge é parte de uma ideia que surgiu em 2014 entre amigos. O menu do Cinco Lounge é uma trilogia, como que um guião ilustrado que conta uma narrativa que culminará este ano com o lançamento do capítulo final.  A história começa a ser contada  em 2014 no Menu “Meet Jeff”, o Jeff é a ilustração do dono do bar e das suas peripécias diárias na gestão do seu espaço. Em 2016 saiu o segundo capítulo sobre uma banda que toca no bar, “Molly & Misfits”, a gata sexy, os seus sete instrumentistas e o romance que nasce entre espetáculos. O capítulo final será o desenrolar do romance, e consta que haverá casamento. São pequenas histórias ilustradas, inspiradas nas saídas nocturnas do gato de David, que deu conversa numa tarde de festa entre amigos. Afinal onde vai o gato à noite? Ao Cinco Lounge, o Bar do Jeff, tocar com os Misfits e namorar a Molly, Claro!

 

Columbus Cocktail & Wine Bar

O Columbus Cocktail & Wine Bar é uma paragem obrigatória na cidade de Faro e um dos pioneiros do cocktail em Portugal. A sua equipa multipremiada já levou para casa o Prémio de Melhor equipa de Bar  e Melhor Menu nos Prémios Lisbon Bar Show 2015 ano em que  João Rodrigues venceu a World Class Portugal. Já este ano voltaram a vencer o Prémio de Melhor Equipa de Bar nos Prémios Lisbon Bar Show 2016. Isto para dizer que o espaço tem palmarés, para além de ser amplamente reconhecido pelo público. O menu deste bar é desde 2013 um jornal anual que está disponível no bar e o cliente pode levar consigo.

Nesta edição é possível encontrar o mundo Columbus Bar e a sua família, uma retrospectiva do ano, os prémios, as marcas que trabalham com a casa assim como os cocktails disponíveis. Tal como num jornal há reportagens, sugestões de locais a visitar na região,  dicas sobre cocktails e bebidas disponíveis no bar, reportagem sobre a festa anual do Columbus no barco.

O jornal é bilíngue com textos em português e inglês, e mais que um menu, este jornal é uma ferramenta de comunicação eficaz que tem ajudado a criar a imagem de “coolness” que faz do bar um dos hotspots do Algarve.

Cosmopolitan Rooftop Bar

O Cosmopolitan Rooftop Bar é o bar do Hotel Faro e apresentou há pouco tempo o seu novo menu, que marca pela originalidade do formato.

O menu idealizado com a consultoria de Wilson Pires surge em forma de avião de papel, que o cliente tem de desmontar para ver os cocktails.

Os nomes dos cocktails são inspirados em nomes das companhias aéreas e levam o cliente a viajar pelos cinco continentes através de uma mistura de sabores exóticos, com sabores tradicionais e ingredientes inusitados.

São 13 cocktails alusivos à cultura e sabores de cada país visitado neste menu, o menu é um convite à viagem através dos cinco sentidos, que começa logo no tacto através da peça de origami que é o menu!

 

Gusto by Heinz Beck

O bar que está a cargo de Nelson de Matos dispensa apresentações, venceu este ano o prémio de Melhor Bar de Hotel nos Prémios Lisbon Bar Show e consta como um dos melhores a nível nacional.

Da última vez que o visitámos ainda estava em vigor o menu de cocktails de que vos falámos, um menu de cores garridas e brilhantes de onde se destaca uma estrela do passeio da fama em Hollywood. Walk of fame é o nome do menu e cada cocktail tem o nome de um filme que tenha sido filmado num dos muitos hotéis do grupo Hilton espalhados pelo mundo. Podemos pedir um “What happens in Las Vegas…” inspirado no filme “Proposta indecente” de 1993 protagonizado por Demi Moore e Robert Redford, e entrar no nosso imaginário infantil com um “From the toy Store” inspirado no “Sózinho em casa II” filme de 1992 que continua a ser um clássico de natal. E como não poderia deixar de ser também o Agente Secreto mais famoso de sempre tem uma estrela neste menu, “The Mastermind” é inspirado no filme de 1995, “007 Goldeneye” o primeiro filme de Pierce Brosnan na pele de James Bond.

O menu tem a descrição dos cocktails em português e em Inglês, e todos eles têm a assinatura de Nelson de Matos.

 

Pistola y Corazon

O Pistola y Corazon é uma taqueria na zona do Cais do Sodré, é um espaço onde a Tequila é a rainha e o México o território gastronómico a explorar. O bar é simples, quase cru nas suas mesas com bancos corridos, as paredes brancas com ilustrações que nos remetem para a cultura mexicana. No fundo o Pistola y Corazón é a recriação de um “Dive bar” americano, um espaço easy going sem grandes regras nem talheres onde se comem tacos e se bebe Tequila e Mezcal, a solo e num dos 24 cocktails disponíveis no menu, porque embora o espaço seja descontraído o serviço de bar é competente e empenhado em fazer a nossa visita inesquecível.

O menu do Pistola y Coração é um menu ilustrado em que cada receita é acompanhada por personagens e ingredientes feitos em traços negros. Em termos de formato este menu lembra as antigas paletas de cor das lojas de tinta, em que cada tira de papel era uma cor e todas estavam presas por uma argola que se enfiava num dos cantos.

Assim é o menu, podemos dispô-lo em leque enquanto escolhemos se acompanhamos o nosso taco com um Benito Eastwood, um Chupamela ou um Mata Gringos.

Plateia Teatro

O Plateia Bar é o bar do Hotel teatro no Porto, hotel esse que está instalado no antigo teatro Baquet um espaço datado de 1859 junto ao Teatro Sá da Bandeira e em frente do antigo Café A Brasileira.

O espaço é opulento em tons cobre e pele e o tema Teatro marca a decoração. Quando visitámos o espaço não pudemos deixar de apreciar o Menu, que nos pareceu bem organizado, com descrições corretas e eficazes das bebidas, um menu clássico e elegante.

O formato assemelha-se a um livro que está dividido em capítulos,  neste caso Actos como se fosse uma peça de teatro. Cada Acto tem um nome que remete para o conteúdo e de alguma forma está ligada ao teatro e ou cinema. No primeiro Acto “Um pouco mais que Gin” temos a secção de Gins, no Acto II “Mas primeiro Champagne” temos os cocktails com Champagne, segue-se o Acto III com o mote “Saboreando as Estrelas” que se dedica aos cocktails de autor, o Acto IV chama-se “Os bons velhos tempos” e está cheio de cocktails clássicos. “De volta à inocência”  o Acto V  centra-se nos cocktails sem álcool e a fechar a peça de teatro, o Acto VI e final “Os suspeitos de costume” com as bebidas espirituosas e outras disponíveis no bar.

A forma elegante como está paginado, o conceito que o aproxima de forma tão clara do espaço que representa, faz com que este menu nos tenha ficado na memória.

Pukiki Bar

O Pukiki Bar é um Tiki bar localizado no Estreito da Calheta na Ilha da Madeira. Aloha é o espírito desta casa acolhedora que se inspirou na ligação histórica entre a Ilha da Madeira e do Havaí. No final do século XIX o Havaí necessitava de mão de obra e a Madeira vivia tempos difíceis devido a uma grande seca, as parecenças em termos de clima e a origem vulcânica fazem as ilhas muito semelhantes e propensas para a plantação de cana de açúcar, por isso da Madeira foram muitos emigrantes com o know-how da plantação trabalhar para o Havaí, os Pukikis como eram chamados pelos havaianos levaram a nossa cultura, gastronomia e até o cavaquinho que lá se conhece como ukulele.

O menu do Pukiki é simples, uma folha dobrada em três que se abre, numa primeira página temos os cocktails Tiki, como o Mai Tai ou o Zombie servidos nas Tiki Mugs, seguem-se os cocktails curtos, como o daiquiri e os cocktails longos seguidos dos Tiki Shares. Os cocktails para partilhar são servidos em recipientes pouco usuais como uma mala de viagem e um ukulele. Muitas vezes menos é mais, e a simplicidade deste menu ilustrado, que tão bem representa o espírito da casa, marcou-nos.  Em vez de fotografias temos ilustrações, os nomes dos cocktails estão diretamente ligados à história que os inspira, seja o Volcano Bowl, o Ukulele ou o Aged Calheta Daiquiri, basta olhar para o menu para adivinharmos que é um espaço Tiki e que há muito Rum!

 

Royal Cocktail Club

The Royal Cocktail Club abriu em abril deste ano, mas é já um valor firme no panorama da coquetelaria nacional. Um espaço multifacetado onde uma equipa bem reparada de Bartenders surpreende os clientes em dois espaços distintos, cada um com um menu adequado ao conceito. O menu de que aqui falamos é o do piso inferior, espaço mais conceptual e onde a coquetelaria é mais elaborada, onde há tempo e o cliente é chamado a interagir, interação que começa logo no menu. Um tabuleiro de jogo. Quem não se lembra das noites passadas a jogar monopólio? Em vez do Rossio e da Rua Augusta, temos Jalisco no México onde o espirituoso base é a Tequila Don Julio, o Porto em Portugal onde a bebida base é o Vinho do Porto e ainda Saragoça em Espanha cuja base é Ysabel Regina para mencionar três dos doze cocktails disponíveis.

Jogar o monopólio é a proposta deste espaço,  lance os dados e jogue, a sorte pode sorrir-lhe ou não. Pode calhar-lhe beber um cocktail à escolha do Bartender, pagar a rodada aos seus amigos ou ao colega do lado, a diversão está garantida. Caso não queira jogar, pegue no tabuleiro e leia-o como um menu normal, cada casa do jogo é um cocktail e aí pode encontrar a informação usual sobre os ingredientes e o preço.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter