A Aguardente Louriana, produzida na Lourinhã uma das três únicas regiões Demarcadas de Aguardente Vínica no Mundo integrou o portófilo da Icon Key, sendo agora distribuída em regime de exclusividade por esta empresa portuguesa.

A Icon key é conhecida pelo apoio que dá a marcas nacionais tendo no seu portfólio um grande número de bebidas produzidas em Portugal que vão desde o Gin Sharish ao Rum da Madeira William Hinton passando pela cerveja artesanal Maldita ou a Aguardente de Medronho MAD.

A Louriana XO nasce de uma brincadeira entre amigos, Paulo Marcelino e João Brito, apreciadores da aguardente e de Golf foram dando a provar o tesouro da região a amigos e perceberam o seu potencial. Ambos com carreiras profissionais fora da indústria de bebidas e movidos pela paixão pela aguardente da terra criaram uma marca para a divulgar. O projecto foi crescendo e encontrou agora um distribuidor com capacidade de levar a Aguardente Louriana a todo o país.

Aguardente Vínica DOC Louriana XO é produzida na sub-região da Lourinhã que é parte integrante da Região de Vinhos de Lisboa. Esta região beneficia de um clima Atlântico e de solos mediterrâneos,  um terroir com características únicas para a produção de aguardente vínica. É produzida a partir das castas Tália / Alicante e malvasia Rei e a destilação é feita dentro da Região Demarcada, num alambique de coluna de cobre em 18 do tipo Armagnac.

A aguardente é depois envelhecida por períodos de tempo variáveis em cascos de carvalho francês e de carvalho português.

O resultado final é uma aguardente vínica com um teor alcoólico de 40%, uma cor topázio acastanhado e laivos esverdeados, aroma intenso e frutado, com notas de baunilha, madeira, café e frutos secos. Na boca é macia, doce, com ligeiro fumado e persistente.

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter