A palavra Baijiu significa “álcool branco” e é uma bebida espirituosa tradicional chinesa. É a bebida destilada mais consumida no mundo e representa quase um terço de toda a produção de bebidas espirituosas produzidas a nível global, embora pouco seja consumida fora das fronteiras da China.

É considerada a bebida nacional da China, e está presente em todos os restaurantes e em todos os momentos sociais, desde o fecho de um negócio, a uma reunião de família ou num brinde de um casamento.

Porque nos é tão desconhecida? Talvez porque tem um sabor peculiar e porque é muito forte, e oferecê-la é um sinal de hospitalidade na China, o que leva com que o primeiro contacto com o Baijiu seja pontuado pelo excesso e uma má experiência.

Como surgiu?

Há vestígios da produção de álcool na China, ainda que rudimentar, com mais de 9000 anos. Cerca do ano 200 AC, durante a Dinastia Han inventaram a fermentação e começaram a produzir o chamado “Vinho amarelo”. Entre o ano de 960 a 1368 desenvolveram técnicas para destilar o Vinho Amarelo e produzir as primeiras versões do Baijiu.

De que é feito o Baijiu?

É destilado a partir de sorgo e outros cereais entre ele e o arroz que são fermentados ainda em grão e sem usar leveduras. A fermentação pode ocorrer em potes de cerâmica, em potes de barro enterrados e até em poços de lama feitas debaixo do chão.

Qual é o resultado?

Um líquido incolor, mas muito aromático e forte pois o volume alcoólico fácilmente é de 60% ou mais.

Quantos tipos de Baijiu há?

O Baijiu é classificado com base nos seus aromas, divide-se por isso em quatro categorias:

Aroma de arroz: Doce, macio e suave, é um estilo clássico do sul da China.

Aroma forte: Caracterizado pelo aroma complexo, floral e frutado. É fermentado em espaços antigos e concentra um sabor rico, a maior parte do Baijiu produzido em Sichuan tem esta classificação.

Aroma suave: Claro, maduro e com sabor suave, esta categoria usa um processo de vapor especial e é fermentado em vasos enterrados no chão. Tem um sabor mais natural e é uma excelente escolha para base de cocktails.

Aroma de molho de soja: Sabor complexo e másculo, mas suave e com um fim de boca longo. É a categoria cujo processo de fermentação é mais complexo.

Há Baijiu envelhecido?

É também possível encontrar Baijiu envelhecido no mercado, com 10, 20 ou 30 anos à semelhança das bebidas espirituosas ocidentais, só que em vez de envelhecer em madeira envelhece em potes de barro.

Como é o ritual de Baijiu?

Ao fazer o brinde, para demonstrar humildade, a parte mais alta do meu copo deve tocar na parte mais baixa do copo do outro. Depois do brinde diz-se “Ganbei” que siginica “seca o copo”. Depois de beber o shot deve-se mostrar o copo aos outros para provar que está vazio.