Na edição de julho da revista Drinks Diary quero falar-vos do que aconteceu no mundo do café nos últimos meses, vou por isso dividir este texto em três pares: Internacional, nacional e pessoal.

No plano internacional junho foi o mês em que se realizou o World of Coffee, evento que se realiza na Europa todos os anos por esta altura. O World Of Coffee este ano realizou-se em Budapeste e na minha opinião foi um evento muito especial, apresentando uma exposição interactiva com mais de 200 dos mais inovadores fornecedores mundiais de indústria do café, três dias completos de competições emocionantes, simpósios inspiradores, seminários, oficinas educacionais e um programa social cheio de diversão, emoção e eventos divertidos. Estive presente no ano passado em Dublin, e ao passo que em Dublin existiu um maior foco da feira nos equipamentos, este ano em Budapeste o foco e a estrela foi totalmente o café, os produtores e os Roasters europeus, que marcaram ambos a sua presença em grande número. Os produtores e os países produtores presenciaram-nos com grandes stands, com uma abordagem e oferta do seu produto de uma forma muito profissional, proporcionando assim uma proximidade maior entre os países consumidores e os países produtores. Houve ainda destaque para a realização dos Campeonatos Mundiais de Latte Art, Coffee and Good Spririts e o meu  preferido a seguir ao Barista, o Brewers Championship. O nível não desiludiu, esteve altíssimo e boas surpresas foram reveladas. A minha viagem a Budapeste fez todo o sentido!

No panorama nacional realizou-se no fim-de-semana passado um evento Barista organizado pela Fiamma. A Fiamma, no sentido de ajudar os Baristas e promover esta actividade, criou a Fábrica de Baristas e com isso organizou uma competição formal entre Barista. Eu gostaria muito de saudar este tipo de acção, é também desta forma que podemos motivar mais os novos Baristas, proporcionar encontros onde o espírito de camaradagem e entreajuda sai reforçado e também proporcionar condições para que Baristas possam se preparar para a competição oficial.

O evento foi muito bem organizado, o cenário não poderia ser melhor, tendo sido realizado nas instalações da fábrica de máquinas de café, tendo a linha de montagem como cenário de fundo e onde os Baristas presentes estiveram a um bom nível e presentearam o muito publico presente com excelentes momentos. O evento realizou-se durante dois dias, tendo no primeiro dia acontecido as eliminatórias e no segundo dia a Final. Ao fim de dois dias de um excelente ambiente entre todos os Baristas, acabou por ser de uma forma justa a Barista Dayana a vencedora, tendo sido a sua prova a mais consistente entre todos.

Aproveitámos a ocasião para anunciar que iremos criar uma Associação de Baristas muito em breve, com o intuito de ajudar os Baristas do ponto de vista profissional e com intuito de profissionalizar a nossa profissão em Portugal.

No panorama nacional é com grande prazer que anuncio que o meu futuro profissional será aos comandos da 7groaster! O nosso objetivo será construir a melhor Speciality Coffee Shop do país! A 7G Roaster irá estar situada na Rua de França no Cais de Gaia, um novo projecto que surge devido à paixão de pessoas que querem trazer algo de novo ao Cais e as cidades de Gaia e Porto!  Iremos ter Cafés de Especialidade, todos os tipos de extracção e uma vertente cultural e educativa muito presente no nosso dia-a-dia. Uma nova aventura que decidi abraçar, dado que me foi proposto que o nosso foco fosse a qualidade e uma abordagem diferente, onde iremos torrar, transformar e elaborar todos os cafés com a máxima qualidade possível e paixão para todos vós! Espero a vossa visita assim que seja possível a nossa abertura!

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter