Café Vianna, Braga fundado em 1871

O Café Vianna abriu as suas portas no ano de 1871 no edifício da Arcada, na Praça da República um dos centros nevrálgicos da cidade de Braga.

Aberto por Manuel José da Costa Vianna, o espaço está intimamente ligado à história da cidade, por aqui passaram Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e gerações de estudantes.

Imediatamente a seguir à I Guerra Mundial, no ano de 1921 o Café foi essencial para a população pois assumiu o papel de “banco” fornecendo senhas  que poderiam ser trocadas noutras lojas, numa altura em que havia falta de moeda em circulação. Foi do Café Vianna que partiu o movimento de 28 de Maio de 1926, liderado pelo general Gomes da Costa e que conduziu ao fim da Primeira República Portuguesa. É conhecida a sua esplanada sempre cheia que se situa nas debaixo das frescas arcadas do edifício.

O espaço tem com tetos altos, janelas amplas e espelhos grandes. O espaço sofreu uma intervenção nos anos 80, mas preservou a traça original. Hoje em dia oferece também o serviço de refeições.

Morada: Praça da República 470-305 Braga

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter