Vermute é um vinho aromatizado e fortificado. Mas não é o único da sua categoria, outras bebidas são classificadas como vinho aromatizado sem, no entanto, poderem ser chamadas de Vermute. O Lillet ou o Dubonnet são vinhos aperitivos, a Sangria é um vinho aromatizado, o Glühwein também.  Para se fazer o Vermute a trilogia vinho, planta de absinto e a fortificação com um destilado tem de estar presente. As receitas variam de Era para Era e de produtor para produtor, e hoje em dia há ainda as regulamentações estatais que separam os Vermutes de outras bebidas.

Para se poder classificar um vinho aromatizado e fortificado como Vermute este deve:

1-   Ter, obrigatoriamente, na sua composição uma das três variedades da planta de absinto (artemisia absinthium, artemesia pôntica ou artemisia marítima).

2-   Se não contiver Artemisia, passa a estar na categoria dos vinhos aromatizados.

3-   Só pode ser adoçado com açúcar caramelizado, sacarose, mosto de uvas, concentrado de mosto de uvas retificado e concentrado de mosto de uvas.

4-   Tal como o vinho do Porto só pode ser produzido na região demarcada do Douro, com uvas da região, também muitos Vermutes têm origens protegidas. O Vermute de Chambéry tem de ser produzido na região francesa de Savoy, tal como o Vermute di Torino tem de ser produzido na região de Piedmont. Isso não evita os copy cat´s, mas certifica os originais.

5-   Segundo as linhas orientadoras do Council Regulation (EEC) 1601/ 91 um vinho aromatizado ou aperitivo tem de ser composto pelo mínimo de 75% de vinho , onde apenas uvas frescas ou mosto fermentado têm lugar.

6-   O blend de vinho pode ser aromatizado com substâncias ou preparados naturais, ervas aromáticas, especiarias, ou outros derivados de produtos comestíveis.

7-   Como no Champagne é o nível de açúcar que determina se o vinho aromatizado é classificado como doce, semi-doce, semi-seco, seco ou extra-seco.

8-   Para ser classificado como doce deve conter mais de 130g de açúcar por litro.

9 –   Um semi-doce deve conter entre 90g a 130g por litro.

10-   Um semi-seco contém entre 50g a 90g por litro.

11 –   Para ser seco tem de conter menos de 50g por litro.

12-   Para ser um extra-seco deve conter menos de 30g de açúcar por litro.

15-   Se um Vermute não cumprir estes requisitos não pode sequer colocar no rótulo que ao “estilo”, “tipo” ou com “sabor” a.

15-   Um vinho aromatizado deve ter um teor alcoólico entre os 14,5% e os 22%.

vermute-2

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter