Ao longo do último ano a equipa da Drinks Diary andou na estrada, observou as Competições de cocktails, visitou bares e mais importante, provou cocktails por onde foi passando.

Das experiências que tivemos, das pessoas que observámos escolhemos cinco Bartenders que nos surpreenderam pela qualidade do seu serviço e pela criatividade das suas receitas.

Acreditamos que são cinco profissionais que ainda nos vão surpreender mais nos próximos anos e por isso queremos mantê-los debaixo de olho.

 

 

Nuno Figueiredo, fez parte da equipa que liderou o bar do Tabik que durante quase dois anos teve as portas abertas na Avenida da Liberdade. Local criativo, onde os cocktails tinham um carácter gastronómico. Talvez tenha vindo daí a inspiração que levou Nuno a vencer a Mediterranean Inspirations by Gin Mare e a primeira Tahona Society que aconteceu em Portugal e que o levou até ao México. Os seus cocktails são baseados em sensações proporcionadas pela complexidade das receitas e fazem dele um dos Bartenders a ter em conta no panorama nacional.

 

 

 

 

Nome: Nuno Figueiredo

Idade: 29 anos

Local de trabalho: Eventing

Em poucas palavras sou uma pessoa…

Comunicativa

Se fosses um cocktail, como te promoverias?

Como uma iguaria imperdível.

As pessoas não sabem isto sobre mim, mas…

Eu sou um chato!

Antes de ser Bartender queria ser…

Engenheiro informático

Como me vejo daqui a 10 anos…

Com um negócio de sucesso!

 

Nelson de Matos é o Head Bartender do Hotel Conrad Algarve, um hotel cinco estrelas que marca não só pela grandiosidade do seu espaço, mas também pela qualidade do serviço do seu restaurante e bar, o Gusto by Heinz Beck. O standard é alto, mas Nelson consegue elevá-lo com a elegância do seu serviço, com o sorriso afável e a vontade de surpreender a cada nova criação. As suas boas prestações em competições como a elit® art of martini e o Barman do Ano e a forma como sempre nos recebeu fazem de Nelson de Matos um dos Bartenders a ter debaixo de olho nos próximos anos.

 

 

 

 

Nome: Nelson De Matos

Idade: 33

Local de trabalho: Conrad Algarve

Em poucas palavras sou uma pessoa…

Dinâmica, arrojado, sempre a tentar aprender e criar novos cocktails para surpreender o cliente. Considero-me afável com o público, mas bastante disciplinado.

Se fosses um cocktail, como te promoverias?

Se eu fosse um cocktail certamente seria um Sazerac, como é um cocktail intemporal, a promoção seria elegante, transmitindo uma mensagem cheia de carácter.

As pessoas não sabem isto sobre mim, mas…

Adoro cozinhar, nem sempre corre bem… sou bastante melhor com as bebidas. Mas por vezes consigo surpreender os meus amigos com as minhas criações gastronómicas.

Antes de ser Bartender queria ser…

Astronauta. A aventura e busca pelo desconhecido eram fascinantes.

Como me vejo daqui a 10 anos…

No futuro gostaria de ter um cocktail bar, criado de raiz por mim, na lista dos 10 melhores bares do mundo.

 

Jorge Camilo é Head Bartender no Bistro 100 Maneiras e fez parte da equipa que em 2015 lançou o livro “100 Cocktails 100 Maneiras”, um livro pioneiro em Portugal no que diz respeito a receitas de cocktails para fazer em casa.

Para além do trabalho que pudemos provar no bar, Jorge Camilo foi finalista da elit® art of martini e classificou-se no top 3 da competição Barman do ano 2016.

O seu estilo descontraído e discreto aliado à qualidade dos cocktails que cria colocam Jorge Camilo entre os melhores Bartenders a atuar nos bares da capital.

 

 

 

Nome: Jorge Miguel Pinho Bento Camilo

Idade: 31

Local de trabalho: Bistro 100 maneiras

Em poucas palavras sou uma pessoa…

Perfeccionista, criativa, sincera, direta, amigável, humana.

Se fosses um cocktail, como te promoverias?

Se fosse um cocktail seria amargo no início e bitter sweet no final.

As pessoas não sabem isto sobre mim, mas

Fiz um retiro espiritual em Madagascar durante 2 meses

Antes de ser Bartender queria ser…

Fotojornalista e músico.

Como me vejo daqui a 10 anos…

Realizado, só me falta plantar uma árvore.

 

 

João Rodrigues faz parte daquela que foi considerada a Melhor Equipa de Bar na 2º edição dos Prémios Lisbon Bar Show, a equipa do Columbus Bar, o Bar de Faro que continua a dar cartas no Algarve. Em 2015 venceu o III Concurso de Barman Melius Magellan e em 2016 a 2ª edição da World Class em Portugal. É um Bartender exímio na técnica, com grande atenção aos pequenos detalhes e grande criatividade nas suas receitas. Calmo e reservado, João é um Bartender que dá gosto ver trabalhar e que vai continuar a brilhar no panorama nacional.

 

Nome: João Rodrigues

Idade: 31

Local de trabalho: Columbus Cocktail & Wine Bar

Em poucas palavras sou uma pessoa…

Que adora a profissão que tem.

Se fosses um cocktail, como te promoverias?

Se fosse um cocktail seria um clássico com um twist. De forma a homenagear bartenders e cocktails antigos ao trazer para os dias de hoje as suas criações com um cunho pessoal meu. A sua promoção seria de forma discreta ou mesmo secreta para criar curiosidade e exclusividade.

As pessoas não sabem isto sobre mim, mas…

Nos cocktails que crio há sempre um ingrediente que não gosto. Dá-me muito mais prazer pegar em algo que para mim seria negativo e tornar em algo positivo.

Antes de ser Bartender queria ser…

Director hoteleiro, foi aí que tirei a minha formação.

Como me vejo daqui a 10 anos…

Vejo-me como proprietário de um cocktail bar clássico pequeno e acolhedor.

 

Jaime Montgomery trabalha no Bovino Steakhouse na Quinta do Lago, quando visitámos o espaço pela primeira vez no início do verão de 2016 encontrámos uma equipa jovem e criativa mas quase desconhecida. Ao longo dos últimos meses conseguiram o reconhecimento da indústria de bebidas, não só pelo excelente trabalho que fazem atrás do seu bar, mas também pelas prestações em competições. Jaime é o líder dessa equipa de bar e destacou-se este ano também nas competições. Em 2016 começou por vencer o Nikka Perfect Serve e representar portugal na final europeia e terminou o ano com o título de Barman do ano. Já em 2017 venceu a etapa nacional do Diplomático World Tournament e irá à Venezuela defender as cores nacionais.

Um jovem talento, cujas criações se caracterizam pela simplicidade, o gosto pelas raízes clássicas com um toque pessoal cuja o foco é autenticidade dos sabores.

 

 

Nome: Jaime Twissell Montgomery

Idade: 24

Local de trabalho: Bovino Steakhouse

Em poucas palavras sou uma pessoa…

Empenhada, complexa e introvertida.

Se fosses um cocktail, como te promoverias?

Provavelmente como um twisted classic. Um cocktail simples de poucos ingredientes, mas com alterações pessoais tornando-o complexo e original.

As pessoas não sabem isto sobre mim, mas

Continuo a trabalhar sem um único curso relacionado com a área.

Antes de ser Bartender queria ser…

Piloto de competição automóvel. E continuo a ter uma forte paixão pelo mesmo, mas tratando actualmente como um hobbie.

Como me vejo daqui a 10 anos…

Espero ter viajado bastante, com uma boa bagagem e já ter um bar próprio pelo Algarve que represente a minha ideologia de trabalho, acompanhado a estabilidade e com tempo para criar uma família.

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter