O Citadelle Gin é uma homenagem aos tempos em que o Gin envelhecer em barris era a norma, pois não havia outra opção para o armazenar. Adquiria assim as cores e os sabores das madeiras onde era armazenado e foi isso que Alexandre Gabriel quis reproduzir lançando a cada ano uma edição única e limitada de Gin, cada nova edição feita com uma receita revista, dando ao Gin Citadelle Reserve o caráter de um vintage. Cada vintage é único e quando acaba não há como o reproduzir.


Alexandre Gabriel e a Maison Ferrand trouxeram o Gin envelhecido para os tempos modernos recorrendo ao amplo conhecimento que detêm na destilação e no envelhecimento de Cognac, criaram um Gin único, clássico e baseado nos métodos de destilação que Alexandre Gabriel encontrou num trabalho de pesquisa nos arquivos da Citadelle da cidade francesa de Dunquerque.

O fogo e o tempo são os segredos da destilação do Citadelle Gin, destilado nos pequenos alambiques onde se destila o Cognac Pierre Ferrand, o Gin é destilado lentamente num alambique que é aquecido diretamente pela chama, o que permite ao Master Distiller ter mais controlo sobre cada processo de destilação e obter assim o melhor dos 19 botânicos usados.

Mas se a destilação é essencial para obter o melhor Gin, o envelhecimento nos barris é também um trabalho laborioso.

Depois de ter lançado vários vintages, em 2013 Alexandre Gabriel pensou que poderia inovar mais e criou o primeiro Gin envelhecido pelo método solera, utilizado no envelhecimento de Rum ou de Sherry por exemplo, mas nunca usado para o Gin. De cada barril é retirada uma quantidade para o blend e depois preenchido com Gin novo. Desta forma poderemos no futuro ter maior consistência de sabor nos anos que se vão suceder.

Para além do sistema solera, a Maison Ferrand está também a fazer experiências com diversos tipos de madeira, Castanheiro, Acácia, Cerejeira e Amoreira. Cada uma delas atribui diferentes características ao Gin permitindo criar um blend único.

Alexandre Gabriel acredita numa “agricultura para o sabor” e a Maison Ferrand planeja plantar zimbro nas suas propriedades em setembro de forma a tornar o mais sustentável possível a produção do seu Gin.

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter