Quantcast
DRINKSDIARY
Menu







Fernando Pessoa um cocktail com a assinatura de Bruno Veiga

Autor:
Bruno Veiga

Descrição:

“Cria o teu cocktail. Desafia-te com Licor Beirão” é o mote para o desafio lançado pelo Licor Beirão aos Bartenders Portugueses.

O Licor Beirão é um Licor versátil e de miscibilidade única o que o torna num ingrediente ideal para cocktails. Produto português e com orgulho na sua nacionalidade é uma marca pioneira em várias áreas, e quer sê-lo também no advento da cultura de cocktail em Portugal.

Bruno Veiga, Head Bartender no El Clandestino em Lisboa, aceitou o desafio e criou o Cocktail Fernando Pessoa.

Esta receita inspirada no grande escritor português, usa ingredientes como o café, o alecrim e a folha de tabaco que juntou ao Licor Beirão para criar um cocktail que homenageia a literatura de Pessoa. São aromas que se encontram na Lisboa do dia a dia, mas que também fizeram parte da vida quotidiana do escritor. São Ligações improváveis, mas também poéticas que Bruno Veiga encontrou no caminho que faz para o trabalho diariamente e na vida de Pessoa, misturou e serviu num copo que é o elogio da poesia e do Licor Beirão.

 

Drinks Diary: Licor Beirão e Fernando Pessoas, como surgiu esta ligação?

Há muito que dou por mim a trabalhar e focar-me em coisas “Clandestinas”, mas desta vez dei asas á imaginação e quis criar algo bastante Lisboeta.

Depois de muitos focos, para os quais me podia ter virado, acabei por pegar em algo que estivesse presente no meu dia a dia. E porque não aquele grande Poeta com o nome de Fernando Pessoa? Cruzo-me com ele todos os dias ao subir a rua do Chiado!

Drinks Diary: “Cheira bem, cheira a Lisboa”, achas que Lisboa cheira a Licor Beirão, café e alecrim?

Lisboa a cidade dos mil aromas, se nos focarmos no Chiado, principalmente perto da estátua de Fernando Pessoa, é fácil chegar à ligação que escolhi para o meu cocktail.

Em cada esplanada há sempre alguém acompanhado de um café e de Licor Beirão, Whisky, ou até mesmo um cigarro.

Não há uma rua na baixa de Lisboa em que não exista um canteiro com alecrim. Ainda pensei fazer algo com um Manjerico, mas  depois  pensei que era algo muito sazonal (risos)!

Drinks Diary: Como descreverias o teu cocktail Fernando Pessoa?

Penso que o segredo desta receita se encontra num factor surpresa. Este é um daqueles cocktails que ao provar, pensamos para nós: “Sinceramente, não estava à espera disto!”.

Não significa que seja o melhor cocktail do mundo, mas sim uma surpresa de certo. É essa imagem que pretendo passar, Lisboa através de Fernando Pessoa não é apenas aquilo que vemos, mas sim aquilo que sentimos.

Drinks Diary: Porque decidiste entrar no desafio “Mistura Beirão”?

Licor Beirão foi um produto Português que desafia meio mundo. Ou bem que se odeia, ou bem que se adora!

E é aí que eu entro, gosto de desafios. Gosto de me superar e agradar cada palato.

E como é obvio, sonho com o Prémio de poder um fazer um curso com Marian Beck!

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter












FACEBOOK OFICIAL


TWITTER OFICIAL