Do filme Cocktail onde Tom Cruise declamava poesia em cima do balcão ao Vodka Martini “shaken not stirred” de James Bond, muitos são os momentos cinematográficos em que as personagens bebem cocktails.

Esses quadros são pedaços de história que nos ajudam a documentar o que se bebe em cada época. Se Bogart bebia French 75 no sua “Gin Joint” em Casablanca, o Dude bebida White Russians no clássico Big Lebowski.  

O Cocktail ajuda a definir a personalidade de cada personagem, mas quase sempre aparece ligada a uma personagem masculina. Se o Cosmopolitan é inseparável da figura de Carrie Bradshaw da série o Sexo e a Cidade, que outros cocktails aparecem nas mãos de personagens femininas?

Olhamos para o cinema clássico e escolhemos três cenas, três mulheres e três cocktails para recordar!

 

Some Like It Hot (1959)

 

O clássico de Billy Wilder tem como estrelas principais Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon. Como não recordar a cena em que Sugar e Daphne estão a fazer uma pequena festa no camarata do comboio com uma garrafa de Bourbon e quando Dolores aparece se lembram de fazer Manhattans porque ela tem algures uma garrafa de Vermute?

Sugar: Dolores do you still have that bottle of vermute?

Dolores: Sure

Daphne: Who needs vermute?

Sugar: We’ve got Bourbon, we can make Manhattans!

Dolores: Ok!

Daphne: Manhattans at this time of night?

Sugar: Bring the cocktail Shaker!!

 

 

All About Eve (1950)

Realizado por Joseph L. Mankiewicz, este clássico do cinema conta com Bette Davis e Anne Baxter nos papéis principais. Apesar de não poder ser chamado de Noir, é um filme que recria esse ambiente e tensão entre as protagonistas. Marilyn Monroe tem um pequeno papel nesta película, onde num grande plano exclama “All I want is a drink”, numa festa onde Margo passa o tempo um Gibson na mão. A sua bebida preferida e que a acompanha pelo filme.

Margo Channing: Thank you, Eve. I’d like a martini, very dry.

Bill Sampson: I’ll get it.

[to Eve]

Bill Sampson: What’ll you have?

Margo Channing: A milkshake?

Eve Harrington: A martini, very dry, please.

 

 

The Big Sleep (1946)

 

À beira do Abismo é um noir clássico que junta mais uma vez Humphrey Bogart e Lauren Bacall. Realizado por Howard Hawks, este filme é a primeira aparição do detetive Philip Marlowe, personagem criada por Raymond Chandler. Numa das cenas entre Vivian Rutledge, Bacall e o detetive interpretado por Bogart, em que se encontram num bar e entre o som do piano Vivian pede um Scotch Mist, uma mistura simples de Whisky escocês, casca de limão e gelo picado.

 

 

Vivian Rutledge: I´ll have a Scotch Mist.

Waiter: Yes.

Philip Marlowe: A Scotch and plane water.

Philip Marlowe: Hard job to pick out this place.

Vivian Rutledge: Maybe I wanna to hold your hand!

Philip Marlowe: Oh that can be arranged!

 

* Ilustrações por Ana Gil

 

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter