A cenoura é um legume cuja parte comestível é a raiz. É conhecida e consumida desde a antiguidade e já fazia parte da alimentação na Grécia e Roma antigas.

Hoje em dia é possível encontrar cenouras durante todo o ano, mas se a quisermos semear em casa temos de ter em atenção que ela se desenvolve melhor com temperaturas entre os 16ºC e os 22ºC o que faz do início da primavera a altura ideal para a semear diretamente na terra. A cenoura leva cerca de três meses a estar pronta a colher, por isso se quisermos ter uma colheita contínua devemos semear canteiros com duas semanas de diferença. É possível semear cenoura em pequenos canteiros e até vasos desde que se respeite o espaço de 5 a 10cm entre plantas e que o recipiente tenha profundidade.

A cenoura tem propriedades antioxidantes, vitamina A, C, K e B8 e também ácido fólico, ferro, potássio e betacaroteno, este último é a provitamina A que lhe valeu a fama de fazer os olhos bonitos pois ajuda a melhorar o desempenho da retina melhorando a visão. Talvez por ser um legume tão rico faça parte de muitos sumos detox e dietas.

Em Portugal estamos familiarizados com cenouras cónicas, cor-de-laranja viva, mas há outros formatos e cores. A cenoura tem um sabor adocicado e notas amadeiradas, pode ser consumida crua, cozida ou em sumo.

Para fazer o sumo o melhor é usar uma máquina centrifugadora, o sumo acaba por assentar rapidamente por isso tem de ser agitado para ficar uniforme antes de ser servido.

Apesar de, se devidamente armazenado, o sumo natural de cenoura aguentar mais que um dia, assim que é feito começa a perder nutrientes pelo que se recomenda que faça diariamente e não se guarde de um dia para o outro.

Todos nós já provámos o bolo de cenoura com chocolate equem sabe sumos que juntam cenoura com laranja e manga, estas são harmonizações comuns. Mas a cenoura é muito versátil e pode ser conjugada com frutas, frutos secos, vegetais ou especiarias.

É por isso um ingrediente diferente que poderá brilhar num cocktail. vejamos algumas das possibilidades de conjugação de sabores:


Combinações de sabores: