O Vermute é um vinho fortificado, aromatizado e como todos os vinhos requer cuidados. Ao contrário dos destilados que podem ficar meses, por vezes anos nas prateleiras após encetados, o Vermute tem um tempo de vida curto. Se não beberíamos uma garrafa de vinho aberto há uma semana, porque o faremos com o Vermute aberto há meses?

1- O Vermute deve ser servido fresco.

2- O Vermute deve ser guardado no frio depois de aberto e não na prateleira à temperatura ambiente.

3- O Vermute, depois de aberto dura mais que um vinho tranquilo, mas dura menos que um vinho do Porto, por exemplo. Se o guardar no frio ao fim de poucos meses continua a ter condições para se usar na culinária, mas não para ser bebido.

4- Evite deixar o pour na garrafa, o vermute é um vinho e se tiver um constante contacto com o ar, irá oxidar mais rapidamente.

5- O Vermute é uma ótima solução para fazer cocktails com um teor alcoólico baixo, o que ajuda a fazer um serviço mais responsável.

6- Se usar o shaker num cocktail que tem Vermute  ficará com uma bebida mais turva, mas com sabores mais intensos. A maior parte dos cocktails com Vermute, é elaborado no próprio copo, ou utilizando as técnicas stir ou roll.

7- Em casas com pouca rotação de Vermute, comprar meias garrafas pode ser a solução para evitar o desperdício ou servir Vermutes que já não se encontrem em condições.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter