Daniel Carvalho venceu ontem a final da 4ª edição do Concurso Barman do Ano que aconteceu no Espaço Espelho d’Água em Lisboa.

O seu cocktail “Esmeralda”,  que se inspirou na época dos descobrimentos e foi buscar o nome da Nau que levou Vasco da Gama à India, conquistou o júri com a sua mistura de sabores de Licor Beirão d’Honra, Vinho do Porto Tawny Reserva da Poças, Rum William Hinton e gengibre.

Na final estiveram em jogo os três Bartenders que melhor se classificaram ao longo das várias etapas, nesta prova tiveram 10 minutos para apresentarem o seu cocktail ao júri presidido por Pedro Paulo (The Lobby Bar, Hotel Aldwych) e constituído pelos seguintes elementos: Joaquim Lopes (Associação Barmen de Portugal), Francisco Guerreiro (Associação Barman Barlavento), Dave Palethorpe (Cinco Lounge) e Paulo Pinto (IVDP).

A competição iniciou-se com Daniel Carvalho, Bartender no The Royal Cocktail Club no Porto que se consagrou Barman do ano, a que se seguiu Hélder Rodrigues, Bartender na Tasca de Santana em Coimbra que ganhou a 2ª Menção Honrosa e por fim Jeferson Santos, Bartender no Taste Carvoeiro, o Bartender do Algarve ganhou a 3ª Menção Honrosa.

Além do título de Barman do Ano 2017, que irá ter até passar o testemunho na próxima edição do concurso, Daniel Carvalho irá receber o Prémio “INTER”  que consiste em um cheque de 1.000€ , um conjunto de utensílios de bar da ICEL e um o Troféu Barman do Ano.

 

Cocktail “Esmeralda” de Daniel Carvalho

* Fotografias de Cátia Barbosa

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter