O Dia Nacional do Cocktail será celebrado pela primeira vez no próximo dia 18 de maio.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Lisbon Bar Show em parceria com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e a Associação Barmen de Portugal.

Na apresentação do Dia Nacional do Cocktail, realizada ontem no Red Frog, Alberto Pires organizador do Lisbon Bar Show, começou por explicar o formato da iniciativa, que terá um alcance nacional, contará com a participação de cerca de 100 espaços distribuídos de norte a sul do país e também nas ilhas.

O Dia Nacional do Cocktail é uma iniciativa que arranca no dia 18 de maio, no segundo dia do Lisbon Bar Show, e que dura até 25 de maio.

Segundo Alberto Pires “Um dia parece pouco para celebrar uma cultura tão vasta como é a cultura de cocktail, por isso decidimos alargar a iniciativa para uma semana”.

A receita parece ser simples, os bares associam-se à iniciativa e a uma marca e criam um cocktail especialmente para esta semana. Este cocktail deve ter um valor compreendido entre os 4€ e os 7€.

Para os bares é uma oportunidade de mostrarem os seus cocktails e para o público um momento para provar cocktails a preços mais apelativos.

Haverá um site oficial e um guia dedicado à iniciativa que será distribuído a nível nacional e do qual irão constar todos os espaços associados.

Esta é uma iniciativa que não tem custos para os participantes e que se apresenta como uma oportunidade de divulgação dos espaços e do trabalho dos Bartenders.

Dia Mundial do Cocktail

O Dia Mundial do Cocktail é comemorado um pouco por todo o mundo a 13 de maio, pois neste dia, em 1806, o jornal americano The Balance and Columbian Repository publicou pela primeira vez a definição daquilo que entendemos ser um cocktail. Leu-se a 13 de maio de 1806 “Cocktail é uma bebida estimulante, composta por uma bebida espirituosa de qualquer natureza, açúcar, água e bitters.” O termo ganhou forma e continuamos a usá-lo nos dias de hoje.

Em Portugal o dia 13 de maio é um dia de carácter religioso, onde se comemora o Dia de Nossa Senhora de Fátima e por isso a organização desta iniciativa achou por bem avançar com a comemoração do Dia Nacional do Cocktail para dia 18 de maio, fazendo-o coincidir com o fecho do Lisbon Bar Show.

Dia Nacional do Cocktail

Joaquim Lopes, Associação Barmen de Portugal, Alberto Pires, Lisbon Bar Show e Mário Moniz Barreto, ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter