Maestro Ronero do Ron Diplomático, Nelson Hernandez, veio a Portugal apresentar as duas novas expressões do Ron Diplomático. A gama Distillery Collection é uma edição limitada e conta com dois Rums que chegam ao mercado com 47% Vol. e uma personalidade muito própria que lhes é conferida pelos métodos de destilação.

A tour de apresentação em território nacional iniciou-se no dia 25 de outubro no Royal Cocktail Club no Porto, passou pelo Red Frog em Lisboa no dia 26 e seguiu depois para a Garrafeira Soares em Albufeira.

Para além da apresentação das duas novas referências houve ainda espaço para a prova das três referências da Linha Tradição, Plana (maturado durante 6 anos), Mantuano (maturado durante 8 anos) e Reserva Exclusiva (maturado durante 12 anos).

Nelson Hernandez guiou os presentes numa visita à história e aos métodos de produção do Ron Diplomático. Mas o ponto alto da apresentação foi a prova dos dois novos Rums.

O Single Batch Kettle e o Single Barbet Column foram lançados oficialmente este mês durante o Bar Convent Berlin e são dois exemplos das diversas técnicas de destilação que existem na destilaria da Diplomático na Venezuela.

Cada um dos Rums é produzido a 100% através de apenas um método de destilação, algo pouco usual nos Rums Diplomático que se orgulham dos seus Blends que misturam tanto a destilação em alambique de destilação simples como em coluna. Desta forma os apreciadores de Rum podem conhecer melhor a personalidade de cada componente dos seus blends preferidos.

O Single Batch Kettle Rum é o Nº 1 da desta coleção e é destilado através de um método que chegou à destilaria La Miel do Diplomático em 1959, é um técnica semi-contínua originalmente usada no Canadá para a produção de Whisky. Destila-se o mel de cana de açúcar e o Rum é  depois envelhecido em barris de carvalho branco americano. O resultado é um Rum complexo e com corpo médio, de cor dourada intensa e aromas arrojados de frutas, flores silvestres e baunilha em primeira instância, a que se seguem caramelo torrado e frutos vermelhos maduros.

A Barbet Column também chegou à destilaria em 1959 e teve origem em França, é totalmente feita em cobre e é através deste método que é destilado o Nº2 desta coleção, o Single Barbet 

Rum. Feito a partir de melaço de cana de açúcar de grande qualidade o Rum é depois envelhecido barris de carvalho branco americano, o que lhe confere complexidade.  É um Rum com um perfil suave e frutado.

Estas são edições limitadas que vêm aumentar a família do Ron Diplomático que para além do Linha Tradição conta ainda com a Linha Prestígio que inclui o Single Vintage 2000 e o Ambassador.

Os Rons Diplomático são distribuídos em Portugal pela Global Premium Brands e a gama Distillery Collection estará disponível no inicio de novembro.

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter