Flávio Próspero foi o grande vencedor da 1ª edição do Tiki Contest by Plantation Portugal, que decorreu na passada terça-feira, no  Red Frog – Speakeasy Bar em Lisboa.

O Bar Manager do recentemente inaugurado Bourbon Street Bar em Aveiro, conseguiu o pleno arrecadando o prémio para Melhor Cocktail de Autor e Vencedor Absoluto do Concurso.

Kontikituga foi o nome dado à criação que apresentou ao júri de quatro elementos no Red Frog. Um Cocktail inspirado na viagem feita entre a América do Sul e a  Polinésia no final dos  anos 30 do século passado. Kon-tiki era o nome do barco onde viajavam os exploradores e que Fávio associa aos barcos moliceiros dos canais de Aveiro, criando um cocktail que lembra a rota das especiarias e a sua terra.

© Drinks Diary

Esta é a primeira vez que o Tiki Contest By Plantation se realiza em Portugal. Numa primeira fase o concurso contou com 23 concorrentes, dos quais apenas cinco chegaram à final.

Aos cinco correntes finalistas foi oferecida uma viagem a Cognac “La Ferme Plantation” e ao vencedor a oportunidade de ser Guest Bartender no conceituado Dirty Dick em Paris.

Kontikituga © Drinks Diary

Kontikituga:

40ml – Plantation 3 Stars

20ml – Plantation Jamaica

25ml – Sumo de Lima

50ml – Sumo de Ananás da Madeira

30ml – Falernum Bitter Truth

25ml – Pimento Dram Bitter Truth

2 Dash – Bitter Truth Amber Leaf

Colucar todos os ingredientes no shaker com gelo

Servir com gelo picado numa “Tiki Mug” 

Decorar com uma rodela de ananás desidratado e um shot de Plantation Overproof com canela servido numa concha do mar.

César Coutinho, representante da Plantation Rum em Portugal, fez um balanço positivo da primeira edição do concurso no país e reforçou a vontade de voltar para o ano.

Júri do Concurso: Alberto Pires, Joaquim Lopes, Luís Domingos e Scott Shuder © Drinks Diary

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter