O aperitivo Italicus Rosolio di Bergamotto passou a integrar o portfólio da Renaissance Spirits e pode ser encontrado em bares e lojas da especialidade.

Lançado em agosto de 2016 por Giuseppe Gallo, uma autoridade no que toca a bebidas espirituosas italianas sediado em Londres, o Italicus Rosolio di Bergamotto surge na sequência do entusiasmo global pelos  aperitivos italianos.

O conceito mantém-se fiel às suas origens históricas, o Rosolio, o aperitivo original italiano apreciado pelo Rei de Savoy. O produto foi desenvolvido durante um ano usando uma receita que data do final do século XIX. Rosolio era tão popular no início do séc. XX que todas as regiões italianas tinham a sua versão do aperitivo.

Usando como base a bergamota, o Italicus é produzido numa destilaria familiar fundada em 1906 em Moncalieri, na região de Torino. A bergamota é proveniente da região da Calábria, região protegida pela Unesco. É infusionada, em conjunto com cedro que vem da Sicília, em água fria para libertarem os óleos naturais num processo chamado “Sfumatura”, para depois serem misturado com álcool neutro de cereais produzido na Itália.

Uma delicada combinação de Camomila romana vinda de Lazio, lavanda, gentiana, rosas amarelas, bálsamo de melissa do norte da Itália é macerada por vários dias antes de ser casada com os óleos essenciais de bergamota e cedro criando assim o Italicus.

O resultado é uma bebida levemente cítrica com aromas leves de rosa e lavanda. Na boca, encontramos notas frescas citrinos equilibrados por um amargor leve e floral e um final de boa longo e complexo.

Como sugestão de consumo, o Italicus pode ser apreciado numa mistura de partes iguais de Italicus e prosecco deitados num copo de vinho com gelo e guarnecido com azeitonas. O verdadeiro aperitivo italiano!

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter