A final da World Class Portugal 2016 aconteceu ontem, no espaço Montes Claros em Monsanto, Lisboa.

Foi um dia ocupado com três desafios em que os seis finalistas tiveram de demonstrar a sua destreza, criatividade e simpatia na preparação de cocktails perante um júri internacional.

A manhã iniciou-se com a prova “Need For Speed” em que cada um dos concorrentes teve de criar um mínimo de três cocktails em oito minutos. Esta prova testou não só a criatividade, mas também a destreza do trabalho atrás do bar.

A tarde começou com o segundo desafio, o “The Sensorium Castle”, aqui foi pedido aos concorrentes que imaginassem um castelo escocês em 1900 e criassem um cocktail que nos remetesse para esse ambiente.

O último desafio colocado pela World Class foi o “Before and After the Sunset”. Aqui cada concorrente teve de preparar dois cocktails, um com base de Gin e outro co base de Whisky imaginando que estava num terraço de hotel junto ao mediterrâneo a ver o pôr do sol com amigos, ou sozinho a aproveitar uma noite quente de verão. Neste desafio cada concorrente teve 10 minutos para criar dois cocktails e o contexto em que eles seriam servidos.

Andre Martins WC
João Rodrigues_World Class
Marco Monteiro WC
Ricardo Mendes WC
Sandro Pimenta WC
Daniel Carvalho WC
Os seis finalistas da World Class Portugal 2016

O caminho para a final da World Class foi longo e incluiu duas rondas de eliminatórias de Norte a Sul do país. Seis finalistas tiveram presentes ontem nos Montes Claros: João Rodrigues do Columbus Cocktail & Wine Bar, André Martins, do BAR no Porto, Daniel Carvalho do Class Bar em Famalicão, Marco Monteiro do Bon Vivant em Lagos, Sandro Pimenta do Farol Design Hotel em Cascais e Ricardo Mendes do Vestigius em Lisboa.

O Júri foi constituído por Dennis Zoppi, Bartender Internacional e finalista da World Class Italiana em 2012, Max la Rocca, Embaixador da World Class da Europa Ocidental, Luca Anastácio Bartender Italiano e José Maria Robertson vencedor da World Class Portugal 2015.

juriworldclass

Os Júris com o Vencedor ao centro: Dennis Zoppi,  Luca Anastácio, Max la Rocca e José Maria Robertson

O dia terminou com a cerimónia de entrega de prémios dirigida por Tiago Rodrigues, Embaixador de Marca da Diageo Reserve Brands em Portugal e para além do prémio atribuído a João Rodrigues, foram atribuídos três Coaster Awards, prémios que pretendem distinguir locais que primam pelo serviço e apoio dado aos seus Bartenders durante a competição. Os três premiados foram o BAR, no Porto, Bon Vivant, em Lagos, e, pelo segundo ano, ao Columbus Cocktail & Wine Bar, em Faro.

João Rodrigues irá representar Portugal em Miami, na Grande Final Internacional da competição World Class, onde competirá com mais de 50 profissionais de todo o Mundo pelo título de World Class Bartender of The Year 2016.

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter