É este o mote para a campanha de internacionalização da marca de Rum Bayou que chega a Portugal com a distribuição da PrimeDrinks.

Produzido de forma artesanal no Louisiana nos E.U.A., este Rum tem a particularidade de juntar dois estilos de produção, o estilo espanhol que é definido pela destilação do melaço, mais doce e redondo e o estilo francês, que se caracteriza por ser destilado a partir do sumo de cana-de-açúcar e que dá vida a um Rum mais frutado e elegante. Foi através do casamento dos dois estilos que Bayou encontrou a sua personalidade. E este casamento só poderia acontecer no Louisiana, devido à sua proximidade geográfica com o Caribe a que se junta a herança cultural francófona proveniente dos seus habitantes Cajuns.

A produção de cana-de-açúcar tem mais de três séculos na região que é responsável por 20% do açúcar produzido no continente americano, não é de estranhar que o Rum seja a bebida de eleição nestas paragens banhadas por inúmeros rios, sendo o Mississipi o mais conhecido. O nome Bayou está relacionado com o ecossistema que estes rios criaram no seu caminho para o mar, uma paisagem pantanosa a que os americanos chamam de Bayou.

O Rum Bayou é por tudo isto uma ode ao Louisiana, ao bebe-lo somos transportados para as noites quentes e mestiças do Mardi Gras de Nova Orleães, lembramos os ritmos folk, a boa comida e o espirito de festa tão característico destas paragens.

Era este o impacto que a equipa que se juntou para reavivar a tradição do Rum queria provocar em nós. Inspirados por este cenário de abundância de cana-de-açúcar, o empresário local Trey Litel e o seu irmão Tim Litel juntaram-se, como parceiros de negócios, a Skip Cortese e decidiram criar uma nova marca de Rum. A eles juntou-se Jeff Murphy, Master Distiller com experiência internacional, e Reiniel Vicente, Master Blender que nasceu inserido no negócio das bebidas espirituosas. Foi em 2011 que fundaram a destilaria Louisiana Spirits que, após uma reconstrução minuciosa, lançou a gama de Rums Bayou: Bayou Select, Bayou Spiced, Bayou Silver e Bayou Satsuma.

Em Portugal apenas está disponível o Rum Bayou Select,  uma seleção especial envelhecida até 4 anos em barris de Bordéus (carvalho francês) e barris de Bourbon (carvalho americano), uma combinação inimitável de influências e madeiras.

Outro ponto que torna este Rum especial é o seu processo de envelhecimento feito através de um sistema conhecido como Solera: à medida que o álcool se evapora dos barris mais antigos, o espaço é preenchido com Rum do barril que se segue em termos de antiguidade. Deste modo, nenhum barril fica totalmente vazio e todos os lotes convivem e beneficiam do sabor do Rum mais antigo.

O resultado final é engarrafado em garrafas que são numeradas e orgulhosamente assinadas pelo Master Destiller antes de seguirem para as diferentes partes do mundo.


Nota de Prova: 

Cor: Âmbar, sedutora

Aroma: Praliné amanteigado, canela rústica e baunilha cremosa. O nariz sugere notas de maçã crocante sobre pudim de pão com nozes, croissant amanteigado e carvalho torrado.

Paladar: Primeiro sente-se canela, açúcar e manteiga, ficando progressivamente quente como madeira carbonizada, ácer e notas de frutos vermelhos.

Final: Quente com longas notas persistentes de madeira escura.


Sugestão de consumo:

 

Mardi Gras

60 ml  Bayou Rum Select

20 ml  Sumo de lima

15 ml  Xarope de melaço de coco

10 ml  Xarope de açúcar (dependendo da doçura do ananás)

40 ml   Creme de coco

½   Rodela de ananás com 1cm

4 dashes Angostura

Gelo

Preparação

Colocar todos os ingredientes num Blender com gelo e triturar; Passar para um copo, fazer uma coroa de gelo picado e adicionar as gotas de Angostura; Decorar com ananás.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter