MAD Aguardente de Medronho é a nova aposta da Icon Key, empresa conhecida por acarinhar os produtos nacionais.

Produzida a partir de medronhos colhidos no montado alentejano na zona de Portel, bem perto da barragem do Alqueva esta Aguardente alia os métodos de produção tradicionais à mais moderna tecnologia para produzir um produto 100% natural, cuja origem é controlada desde o fruto até à garrafa.

O MAD é produzido nas modernas instalações do Museu do Medronho, que se situa entre a aldeia de Portel e o paredão da Barragem de Alqueva. Este projeto privado surge da vontade de Samuel Pacheco de reavivar a tradição da produção de Aguardente de Medronho que em 1956 empregava cerca de 200 pessoas da aldeia e produzia mais de 30 000 litros de Aguardente no local onde hoje está instalada a moderna unidade de produção desenvolvida com o apoio da Universidade do Algarve.

Os Medronhos são apanhados à mão e depois fermentados num fermentador desenhado para o efeito sem a adição de qualquer outro ingrediente. Depois de fermentados é feita a destilação num alambique também desenvolvido para o efeito. Uma vez que nada é acrescentado ao fruto, a Aguardente é o um produto natural e biológico resultado de um fruto rico em antioxidantes e uma bebida ideal para tomar como digestivo após a refeição.

É nesse contexto que a Aguardente de Medronho tem sido bebida ao longo dos séculos, produzida de forma caseira, com Medronhos colhidos pelo montado alentejano esta bebida faz parte do quotidiano da região embora tenha até aos dias de hoje sido pouco explorada enquanto produto com potencial económico e por isso pouco estudada.

 

batch_MAD 4
batch_MAD 5
batch_MAD 6
batch_MAD 7
MAD peq

O que está a ser feito nesta destilaria é uma aposta na profissionalização da produção de Aguardente de Medronho.  Houve investimento na plantação de Medronheiros, uma planta que normalmente não é cultivada e que se encontra de forma espontânea na natureza. Hoje em dia estão já plantados 160 ha com vista à produção de Medronho, que quando estiverem todos aptos a dar fruto permitiram a produção de cerca de 30 000 L de Aguardente de Medronho, uma meta equivalente ao que se fazia na região no século passado.

Para além da Aguardente de Medronho feita de forma natural, outros produtos estão a ser desenvolvidos, como a MAD Melosa, uma bebida que conjuga a Aguardente de Medronho e Mel e a Aguardente envelhecida em barris de carvalho por cerca de um ano, a Cerca da Medronheira.

A MAD é por isso uma marca que alia a tradição da produção de Aguardente de Medronho à modernidade, não só porque é produzida de forma inovadora, mas também porque olha para o mercado das bebidas espirituosas e quer encontrar novos momentos de consumo e novos usos.

O potencial da MAD para a coquetelaria é grande, assim o pode comprovar o grupo de Bartenders portugueses que visitaram a destilaria no passado mês de abril e tiveram a oportunidade de provar o fruto, acompanhar o processo de fermentação e destilação e provar a Aguardente no local onde ela é produzida.

Para beber após uma refeição como digestivo a acompanhar um bolo seco ou como ingrediente num cocktail, a MAD é um produto 100% biológico e tradicional. É o reavivar das memórias ancestrais, é a alma de uma região servida num copo!

 

Este é um conteúdo patrocinado pela Icon Key

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter