O melhor Licor de Mel do Prestigiado Concurso International Wine and Spirits Competition 2015, em Londres, é PORTUGUÊS!

Depois de estar afastado desta competição por um período de 10 anos, altura em que tinha ganho uma medalha de ouro em 2005, agora no ano em que comemora os seus 60 anos, o Licor com brandy e mel “Cristinalda Especialidade do Algarve” da família Cristina de Portimão, não poderia ter tido maior alegria ao ganhar novamente uma medalha de ouro no International Wine and Spirit Competition (IWSC) 2015. Para além da medalha de ouro, arrecadou também o prémio de melhor Licor na Categoria “Liqueurs Honey” e foi nesta competição o único Spirit Português a conseguir chegar à fasquia dourada.

Esta foi sem dúvida uma verdadeira homenagem ao inventor do licor, o Sr. Oliveiros Cristina, que imaginou o produto e sempre transmitiu a importância do envelhecimento em cascos de carvalho e da escolha de mel português de elevada qualidade. Apesar de terem perdido o nome com o qual o produto foi baptizado em 1955,  mostram assim que continuam a produzir um licor premium com qualidade reconhecida, e que o novo nome, DOM CRISTINA, com lançamento para breve, será um momento de afirmação inequívoco da sua história ao qual a Drinks Diary não vai querer perder!

Cristinalda_Frase4

Mais uma vez, se confirmou que a qualidade dos produtos portugueses, estão em linha com o que de melhor se faz no mundo e que existe potencial em Portugal para produzir produtos de alta qualidade. Esta afirmação é corroborada pelo facto de que o IWSC (www.iwsc.net), fundado em 1969 é um dos concursos de bebidas espirituosas mais prestigiados da indústria. O processo de julgamento altamente exigente é único e ocorre em 2 fases: A primeira, em que um painel de peritos internacionais, faz uma prova cega de todos os produtos; A segunda, em que apenas os produtos que se qualificaram para uma medalha, são submetidos a rigorosos testes laboratoriais, selando a garantia de que todos os vencedores são avaliados a todos os níveis.

Informação sobre o produto:

O Licor com brandy e mel “Cristinalda Especialidade do Algarve”, que futuramente se irá chamar “Dom Cristina”, é produzido pela 3ª geração da família Cristina e é uma tradicional e antiga mistura de mel e medronho, aromatizada com plantas serranas, que se tornou, desde há 60 anos, popular entre gentes das serras algarvias. À cuidadosa mistura de todos os ingredientes altamente seleccionados, segue-se um período de envelhecimento em cascos de carvalho, outrora utilizados para o envelhecimento de vinho do Porto, por um período mínimo de 6 meses. Segue-se a filtragem e o enchimento na tradicional garrafa. É um licor rico em sabor e volume, que se pode beber simples, com gelo e limão ou em cocktails.

Nota de Prova:

De uma cor dourada flamejante capaz de reflectir a luz.

Aromapronunciado a mel, associado aos de erva-ulmeira, almíscar, flor de tília, camomila e ervas doces silvestres. Privilegia a luxúria e a retenção do sabor na boca, o espírito do licor desperta as papilas revelando uma firmeza subjacente e transmitindo uma sensação de calor equilibrada. Excelente equilíbrio, termina longo.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter