Berlim é uma cidade imponente onde a ponte entre o passado e a modernidade é feita através da criatividade e das artes sendo este um importante centro cultural e a terceira cidade mais visitada por turistas na Europa.

Das portas de Brandemburgo, passando pela Checkpoint Charlie e ponto um pé na Alemanha ocidental e outro na oriental respira-se a história recente e do mundo. É também nesta cidade que, dentro de portas alberga cerca de 3,5 milhões de pessoas, se realiza anualmente o Bar Convent Berlin, uma das mais esperadas feiras de bar para os Bartenders no velho continente. O BCB acontece nos dias 10 e 11 de outubro e por isso pedimos a Helmut Adam, editor da Revista Mixology para nos sugerir cinco bares que não podemos deixar de visitar se formos a Berlim.

 

Helmut Adam ||Fotografia: Martin Arnold

Becketts Kopf

Um reconhecido escritor e “connoisseur“ comparou recentemente o charme de Oliver Ebert com o de um General. Mas, na mesma altura, elogiou a sua habilidade para fazer os melhores cocktails do “Hauptstadt”. Apesar de ter ganho um par de prêmios nos seus primeiros anos, o bar foi-se isolando do “circo” da indústria de bar nos últimos tempos.  Ao mesmo tempo, o horário de funcionamento alargou-se e hoje é possível visitá-lo e provar os seus cocktails todos os dias da semana. No menu não irá encontrar produtos produzidos em massa ou rótulos famosos, ao invés disso encontrará uma seleção cuidada de espirituosos, licores e aguardentes de pequenos produtores regionais. Este bar está a viver o seu momento “artesanal” sem sequer pensar nesse termo, por vezes mal-usado. Este é um bar para “Grown-up Drinkers”.

Horário: De terça a quinta-feira das 20h00 às 03h00 || Sexta e sábado das 20h00 às 04h00 || Domingo e Segunda das 20h00 às 02h00

Bar Becketts Kopf

Pappelallee 64, 10437 Berlin, Deutschland

www.becketts-kopf.de

 

Buck & Breck

Nenhum outro bar em Berlim influenciou tanto a “cocktail scene” alemã na última década como o Buck & Breck. O português Gonçalo de Sousa Monteiro criou um refúgio minimalista para os amantes dos clássicos “short drink”. Recentemente Gonçalo quebrou a regra de “uma sala, uma mesa” ao abrir a sala de trás o que diminuiu o tempo de espera para os fans do bar, mas levantou algumas críticas por parte dos puristas. Quanto maior fica a equipa de bar, mais tenazes se tornam a fazer cumprir as regras do espaço, por isso não se atreva a mexer no telemóvel mesmo que seja só para ver se o seu amigo já terá chegado à porta do bar, imediatamente o empregado de mesa aparecerá a pedir-lhe que o desligue. Apesar disso o serviço é impecável. O Buck & Breck ainda é obrigatório em todos os guias de bar de Berlim.

Horário: Todos os dias das 19h às 04h00

Brunnenstraße 177, 10119 Berlin

www.buckandbreck.com

 

Curtain Club & Fragrances

O tempo em que os bares de hotel eram espaços aborrecidos e conservadores acabou há muito. Há um grande número de espaços destes para descobrir na zona da Potsdamer Platz, local muito procurado por turistas. Um deles destaca-se, o Curtain Club & Fragrances e a razão disso é Arnd Henning Heissen. Para este bar Arnd criou um dos mais inovadores menus de bebidas aplicando técnicas de perfumaria no desenvolvimento dos seus cocktails. Diga à equipa de bar qual é o seu aroma favorito e ser-lhe-á servido um cocktail baseado nesse aroma aplicando-se aqui as regras da aromaterapia. A clientela que frequenta o The Ritz-Carlton em Berlim adora o bar, assim como os frequentadores locais de bares que procuram bebidas raras. Arnd tem um grande conhecimento sobre quase todas as categorias de bebidas e responde a todas as questões.

Horário: Todos os dias a partir das 12h00

Potsdamer Platz 3 Berlin

www.ritzcarlton.com/en/hotels/germany/berlin/dining/the-curtain-club

 

Booze Bar

Friedrichshain costumava ser sinónimo de bebidas baratas, bares barulhentos e cheios de estudantes. O Booze Bar tem sido o líder de uma nova vaga de bares que querem mudar essa imagem. Quando tomaram conta do espaço, um antigo Pub, Lutz Rau e a equipa deixaram ficar as antigas torneiras de cerveja e alguns detalhes que nos deixam sentir a atmosfera original do Pub. Por outro lado, construíram um menu de cocktails de grande qualidade o que trouxe visibilidade para o bar, conseguiram desta forma manter os antigos clientes felizes ao mesmo tempo que atraíram novos, o Booze Bar é um dos locais favoritos entre os Berlinenses e a comunidade Bartender, se visitarem Berlim pela altura do Bar Convent Berlin irão encontrar o local lotado. Prove uma cerveja local a Rollberg ou peça ao Bartender uma bebida com Mezcal, eles são simpáticos, acessíveis e conhecedores do seu ofício.

Horário: Todos os dias das 19h às 02h00

Boxhagener Straße 105 Berlin

www.facebook.com/booze.bar.berlin

 

Provocateur

O Provocateur é algo diferente dos bares anteriores, Alex Urseanu e Nicky Rosen são os nomes por detrás de um dos mais bem-sucedidos bares de hotel na capital financeira da Alemanha, Franquefurte. Apoiados por financiadores do imobiliário têm vindo a inventar novos conceitos ao longo da última década e o que começou em Bristol, Roomers, e Gekkos encontrou recentemente lugar em Baden-Baden, Munique e Berlim. Escolheram uma localização na muito movimentada, mas gastronomicamente pouco desenvolvida, zona ocidental da cidade. Como já é habitual irão encontrar alguns dos mais talentosos Bartenders da Alemanha atrás do bar. A decoração opulenta, “Champagne Chic”, não apela ao gosto de todos, mas faz as delícias de expats russos e das classes mais ricas de Berlim. Esperem encontrar o bar sempre muito movimentado.

Horário: De domingo a quinta-feira das 11h00 às 03h00 || Sexta-feira e sábado das 11h00 às 04h00

Brandenburgische Straße 21

www.provocateur-hotel.com/en/bar/

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter