O primeiro Whisky de Malte italiano foi lançado no final de 2015, chama-se Puni e chega em duas versões: o Puni Alba e o Puni Nova.

A Puni Distillery é um projeto familiar que teve início em 2010 com a construção da destilaria e a instalação de dois alambiques de cobre feitos em Rothes, na Escócia.

Situada no meio dos Alpes, próximo da cadeia de montanhas Ortler, a Destilaria está muito próxima da pequena vila de Glurns no Vale de Vinschgau. A família Ebensperger, impulsionadora do projeto, considerou que era um espaço perfeito para fazer a “Highlands of Italy” e criar um whisky de excelência.

Não só pelas características climatéricas, seco e com pouca precipitação, mas porque a região é uma importante zona de produção de centeio.

Puni é o nome do rio que atravessa o vale, indo de encontro à tradição de destilarias escocesas que usualmente usam nomes gaélicos, Puni é um nome antigo e enraizado na cultura popular da região.

A primeira destilação teve início em fevereiro de 2012 e o resultado sai agora para o mercado, depois de mais de três anos de envelhecimento em cascos de madeira.

Produzidos exclusivamente com centeio local e com o mesmo tempo de envelhecimento, o Puni Nova e o Puni Alba são bastantes distintos.

O Puni Nova foi primeiro envelhecido em cascos de carvalho americano usados para envelhecer bourbon e finalizado em cascos de carvalho europeu. É um whisky delicado com notas de mel, banana e baunilha.

O Puni Alba foi envelhecido durante dois anos em cascos usados para envelhecer Marsala vindos da Sicília e um ano em cascos usados vindos de Islay na Escócia. É um whisky rico e frutado, com notas de fruta preta, turfa e cravinho da índia.

Ambos os whiskies tiveram um primeiro lançamento com 54% de álcool e um segundo lançamento com 43%.

O primeiro lançamento foi a forma de comemorar o aniversário da destilaria e saiu numa edição limitada de 977 garrafas numeradas e assinadas que são possíveis de adquirir online, no site da Puni ou num dos distribuidores oficiais.

Puni whisky distillery

Destilaria Puni Whisky

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter