A Quinta dos Murças apresentou as novas colheitas dos seus vinhos Quinta dos Murças Minas, Reserva, Margem e VV47. Estes são vinhos produzidos exclusivamente com uvas produzidas em modo biológico desde novembro de 2016 nos 48 hectares de vinhas verticais que beneficiam de 3,2 kms de frente de rio.

Esta paisagem tão especial, em conjunto com os oito tipos de solo diferente conferem aos vinhos da Quinta dos Murças um carácter único.

A quinta situa-se na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, no início da sub-região do Cima Corgo. Foi aqui que em 1947 foi plantada a primeira vinha ao alto no Douro, a verticalidade é uma característica das vinhas, cerca de 82% está plantada na vertical e em grandes declives, com cotas de altitude que vão dos 110m aos 300m o que permite diferentes exposições, o que se traduz em diferentes micro-climas.

Segundo José Luís Moreira da Silva, Enólogo da quinta,  os vinhos “Procuram refletir a especificidade e diversidade da Quinta dos Murças”. Cada vinho representa a “expressão do caracter único de cada parcela de vinha e seus diferentes terroirs, procurando para isso interferir o menos possível ao longo de todo o processo.”

Os vinhos agora apresentados são:

 

 

 

O Quinta do Murças VV47 2013 nasce da mais antiga vinha vertical do Douro, plantada em 1947, em field blend. É um vinho único que traduz a expressão máxima do terroir da Quinta dos Murças, caracterizado pela elegância, harmonia e complexidade.

 

 

 

O Quinta dos Murças Reserva 2012 nasce de vinhas velhas da Quinta, plantadas na vertical e expostas a Oeste. É a versão clássicados vinhos de quinta, onde o terroir origina vinhos de grande elegância e potencial de guarda.

 

 

 

 

O Quinta dos Murças Margem 2016 tem origem nas vinhas velhas mais próximas do rio Douro, onde a altitude é mais baixa e a orientação é Sul e Oeste, que se traduz na grande concentração e maturação das uvas. Com o objectivo de preservar ao máximo toda a expressão do terroir, estagiou durante 9 meses, em barricas usadas de carvalho francês de 500lts.

 

 

 

 

O Quinta dos Murças Minas 2016 é produzido com uvas de vinhas orientadas a Sul, onde se encontram cinco minas de água, querefrescam e devolvem o equilíbrio à vinha. Resulta num vinho concentrado, com fruta madura em equilíbrio com a frescura  característica da Quinta dos Murças.

 

 

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter