Quando um novo ano começa é usual pensar no futuro, fazer planos, tomar as resoluções para o ano novo.

Muitas vezes são os clichés como deixar de fumar ou iniciar uma dieta, ideias que acabam por morrer antes de acabar janeiro. Mas quando planeamos as nossas vidas enquanto profissionais temos de ser mais assertivos. Saber o que se quer ser e como lá chegar é essencial para uma carreira de sucesso, seja em que área de atividade for.

No mundo da internet 2.0, do imediato das redes sociais e de toda a ansiedade que nos rodeia às vezes temos dificuldade em imaginar percursos que durem décadas e mesmo o planeamento anual nos parece sempre muito longínquo, no entanto é o primeiro passo.

Para os profissionais da indústria de bebidas este também é um processo necessário. Que deve começar pelo questionamento sério: onde quero estar no fim de 2016?

A resposta sincera a esta questão coloca-nos no caminho que temos de percorrer. O que queremos? Mudar de emprego? Sair do país? Ganhar competições? Subir de posição no espaço onde se está ou  ser o melhor no que se faz?

A Drinks Diary deixa-vos 5 sugestões para explorar em 2016:

  1. Sê curioso

A curiosidade é um motivador extraordinário! Querer saber mais leva-nos longe, obriga-nos a explorar e faz-nos perder horas com prazer focados num único tema. Por isso em 2016 faz um plano de visitas. Seja qual for o tema pelo qual te interessas, seja visitar produtores de vinho ou destilarias, seja em Portugal ou no estrangeiro. Planeia o teu tempo livre para aprender.

  1. Lê mais

Sim, lê mais e não é o jornal. Há tanta literatura dedicada ao setor das bebidas. Livros sobre a história de cada bebida que tens no teu bar, o percurso das marcas conhecidas ou as mudanças que houveram até hoje na cultura de bar. Ser o melhor naquilo que se faz é também saber porque se faz. Conhecer o sitio de onde vimos ajuda-nos a traçar o caminho para onde queremos ir. Saber não ocupa lugar e que bom será ter sempre uma boa história para contar?

  1. Participa em competições

As competições são um espaço salutar de aprendizagem. Porque nos obrigam a dar mais, a investigar, a treinar para aperfeiçoar as nossas técnicas, a ser criativos e a trabalhar sobre pressão.

Para além disso são espaços de troca de conhecimento com os outros concorrentes e quase sempre com a competição vem um extenso programa de masterclasses, visitas e outras mais-valias que estão para além de ganhar no final.

  1. Treina mais

Há um gesto técnico que teimas em errar? Ou esqueceste-te sempre daquele ingrediente no raio do cocktail? Aperfeiçoa a tua técnica e organização atrás do bar de maneira  a melhorar a eficácia no serviço e consequentemente a satisfação dos teus clientes. Treina, repete e volta a treinar! A perfeição não se alcança num dia, ninguém nasce ensinado. Para se ser o melhor, tem de se suar para isso.

  1. Networking

Adiciona as datas no teu calendário e vai a masterclasses, seminários e workshops. Visita os colegas e vê o que de melhor se faz noutros locais. Estabelece contatos no setor e está atento a oportunidades.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter