A Vodka Stolichnaya foi criada em 1938 na Rússia. A criação da “Vodka da capital”, tradução à letra do seu nome, foi o resultado de várias inovações que surgiram ao nível da receita e dos processos de destilação e que a transformaram num sucesso imediato e elevaram o standard pela qual se media a qualidade da Vodka.

Nas oito décadas de existência a Stolichnaya tem procurado a pureza absoluta de tal forma que levou à criação de uma nova forma de classificar o grau de pureza da Vodka fazendo surgir a escala Alpha Grade.

O seu carácter e popularidade, bem como a sua imagem marcante, levaram a que se tornasse um verdadeiro ícone pop, conhecida pelos seus fãs pelo diminutivo Stoli em todo o mundo.

Em 2018 a Stolichnaya faz 80 anos e para celebrar lança uma edição limitada, a Stolichnaya Vodka Edição do 80º Aniversário.

Uma edição que faz jus à rica história de Stolichnaya e acrescenta à lenda. O segredo está na combinação de uma maior variedade de cereais, 80% de trigo, o mais tradicional, 10% de centeio, um cereal muito utilizado em Vodkas do princípio do século e 10% de trigo mourisco, que se traduz num perfil de prova complexo, cremoso, numa palavra, único. Este líquido único é transportado numa garrafa com um rótulo exclusivo, numa caixa de luxo que a torna um verdadeiro item de coleção.

Esta edição limitada vai estar disponível a partir de março nos melhores estabelecimentos de diversão noturna do país.

A Stolichnaya é distribuída em Portugal pela Primedrinks.