O ano de 2015 fechou com a notícia de que várias referências de whisky iam ser descontinuadas por falta de stock. O whisky japonês foi especialmente afetado por este problema e a casa Suntory teve de retirar de cena produtos como o Hibiki 12 anos e o Yamazaki 12 anos.

É a mesma casa Suntory que anuncia agora o lançamento do Yamazaki Sherry Cask 2016, com chegada às prateleiras prevista para o dia 1 de fevereiro.

Foi em 2015 que Jim Murray elegeu o Yamazaki Sherry Cask 2013 como o “World Whisky of the Year”, mas a produção de whisky envelhecido em casco de Sherry é uma constante na história da Suntory desde 1924.

O Yamazaki Sherry Cask 2016 é um blend delicado e maduro, que segundo Shinji Fukuyo, Chief Blender da Casa Suntory, foi criado a pensar nos amantes de whisky Suntory, que gostam de sabores complexos, refinados e subtis.

Este é um blend que usa os mesmos lotes de whiskies que foram usados para fazer o premiado Yamazaki Sherry Cask 2013, mas este lote amadureceu mais dois anos. Foram ainda adicionados vários whiskies raros envelhecidos em cascos previamente usados para envelhecer Sherry, alguns com mais de 25 anos, criando um blend rico, mas suave e com sabores complexos.

Na nota de prova podemos ler que é um whisky com uma cor castanha escura conferida pelo envelhecimento em casco de Sherry, que podemos encontrar aromas de cacau e passas com um sabor amargo a chocolate e avelã.

O Yamazaki Sherry Cask 2016, um single malte, apresenta-se com 48% de álcool e apenas 5000 garrafas serão lançadas no mercado em fevereiro, com o preço aproximado de 275€.

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter