Amesterdão sempre povoa a mente da juventude libertina como a Meca da liberdade. O Red Light District, criado para entreter marinheiros e piratas no século XVIII continua a exibir as suas luzes vermelhas nas casas onde tudo é permitido e as Coffeeshops servem bem mais do que café para aqueles que procuram novas experiências.

Mas Amesterdão é mais do que uma cidade de mente aberta e progressista, é a cidade de Rembramdt e da cerveja Heineken e do Licor Bolls.

É a cidade dos canais e das bicicletas, mais de 600 mil a circular pelas ruas onde se erguem ainda muitos edifícios dos séculos XVII e XVIII.

Não nos faltam motivos para visitar a cidade, entre os museus, o Bloemenmarkt o único mercado de flores flutuante do mundo, os canais históricos e a vida boémia, ainda há uma bar scene efervescente onde o cocktail tem um papel principal.

Deixamos a sugestão de seis bares que pode visitar em Amesterdão numa “escapadinha” de fim-de-semana a esta cidade europeia que está a pouco mais de duas horas de viagem.

 

Pulitzer’s Bar

 

O Pulitzer Hotel possui 225 quartos distribuídos por um complexo de 25 casas de canal ligadas entre si. A construção data dos séculos XVII e XVIII, mas o complexo foi remodelado em 2016.  Deste complexo faz também parte o Pulitzer Bar, que apesar de ser um bar de hotel, mantém a sua própria personalidade e uma entrada independente pela Keizersfracht. A decoração Art Deco marca a aura de um espaço antigo instalado num monumental edifício típico da cidade. As cores escuras, as peles e a descrição geral dos seus confortáveis espaços faz deste bar um lugar apetecível para apreciar cocktails clássicos, muitos com uma abordagem moderna, mas ainda assim mantendo o seu ADN. Da carta fazem ainda parte cocktails de autor e é possível pedir algo para comer a acompanhar.

 

Horário:

Domingo a Quinta-feira das 15h à 01h00

Sexta-feira e Sábado das 15h00 às 02h00

Morada:
Pulitzers Bar, Keizersgracht 234, 1016 DZ Amsterdam
www.pulitzersbar.nl

 

Door 74

Este Speakeasy leva muito a sério a essência do seu conceito. Para o visitar é necessário telefonar ou mandar mensagem a pedir para se fazer a reserva esperar que nos calhe a sorte de receber resposta. As reservas são obrigatórias, mas apenas aceites no próprio dia. Se for o vosso dia de sorte vão poder entrar num espaço sofisticado, intimista que vos vai transportar para os loucos anos vinte. O Door 74 é um Speakeasy a que não falta a porta escondida, os tetos baixos ou o material de bar vintage. A atmosfera é intimista e lá dentro perde-se a noção do tempo. O serviço é cuidado, à entrada o Bartender pede-vos o casaco, água e snacks nunca faltam na mesa e a cereja no topo do bolo é uma carta de cocktails saborosos e criativos.  Um bar que que certamente vos vai fazer sentir em casa… caso consigam visitá-lo!

Horário:

Domingo a Quinta-feira das 20h00 às 03h00

Sexta e Sábado das 20h00 às 04h00

Morada:

“On a Need to Know Basis…”

www.door-74.com

 

Vesper

Localizado no Bairro Jordaan, o Vesper é um Boutique bar ideal para uma noite de celebração. O espaço é intimista e descontraído e o espaço ideal para beber uma bebida depois do jantar. Tem uma vasta seleção de vinho, cerveja e cocktails, a carta de cocktails sazonal muda frequentemente, mas a qualidade dos cocktails é consistente. O espaço é inspirado na personagem de Vesper Lynd, a mulher por quem James Bond se apaixona no primeiro livro de Ian Flemming, Casino Royal. É também o nome de um cocktail, o Vesper Martini que pode encontrar na carta entre outras receitas sempre precedidas por um quote que os inspirou. Para quem quiser aprender a arte de fazer cocktails o Vesper oferece regularmente workshops de cocktails.

Horário:

Terça a quinta-feira das 20h00 às 01h00

Sexta e Sábado das 17h00 às 03h00

Domingo está fechado

Morada:

Vinkenstraat 57, 1013 JM Amsterdam

www.vesperbar.nl

 

Tales and Spirits

O Tales & Spirits afirma-se como a “casa longe de casa”, instalado num edifício com vários andares este bar e restaurante tem para oferecer bebidas requintadas, snacks e comida fabulosa na sua louça contemporânea e única a que junta material de bar vintage. A ideia neste espaço é proporcionar experiências únicas, juntando técnicas clássicas e modernas tanto na cozinha como na coquetelaria e apostando numa apresentação cuidada.

Mas no Tales and Spirits a experiência tem de ser divertida, como é a sal decoração onde predominam as madeiras escuras e os candeeiros de vidro ambiente onde se bebem cocktails deliciosos. Meio escondido num pequeno beco do canal Singel é um espaço elegante e a não perder para todos os amantes do cocktail.

Horário:

Terça a quinta-feira das 17h30 à 01h00

Sexta e Sábado das 17h30 às 03h00

Domingo das 17h30 às 01h00

Segunda-feira: Fechado

Morada:

Lijnbaanssteeg 5-7

1012 TE Amsterdam

www.talesandspirits.com

 

Henry´s Bar

O Henry´s Bar é irmão mais novo de um outro estabelecimento, o Bar Bukowksi ambos dedicados ao famoso escritor americano, cuja paixão pelo álcool mulheres e a vida boémia é bem conhecida.

Os espaços estão lado a lado e quase se confundem, mas o Henry´s é uma espécie de pop-up que abre apenas de quinta a sábado e onde é possível experienciar a carta de cocktails inspirada por quotes do escritor.

“Some people never go crazy” lê-se numas das paredes entre ilustrações de bailarinas, mas o espaço é discreto em cores pastel com os seus sofás verde azeitona e a sua pequena esplanada na rua.

O menu passeia pelos cocktails clássicos, pela seleção de vinhos e Gins e uma seleção de petiscos para acompanhar as noites mais “bukowkianas”.

Horário:

Quinta-feira das 18h00 às 01h00

Sexta-feira das 18h00 às 03h00

Sábado das 20h00 às 03h00

 

Morada:

Oosterpark 10, 1092 AE AMSTERDAM

www.henrysbar.nl

 

Vault Bar

O Vault Bar é o bar do Hotel Waldorf Astoria. Chama-se Vault, cofre em português, porque se localiza dentro de um antigo cofre de banco na cave do hotel.

É aqui que Wilson Pires, Bartender português serve cocktails inspirados na temática do bar. Notas, cofres ou uma carteira, é algo que lhe pode chegar à mesa em conjunto com pequenos snacks que vêm diretamente do restaurante Librije’s Zusje galardoado com duas estrelas Michelin.

O espaço é pequeno, tem apenas 24 lugares sentados e nas suas paredes é ainda possível ver os antigos cofres individuais, um espaço elegante como se espera de um hotel como o Waldorf Astoria.

 

Horário:

Todos os dias das 18h à 01h

Morada:

Herengracht 542-556, Amsterdam, 1017 CG

 

 

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter