Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, capital da Grécia antiga é o berço da civilização moderna.

Localizada na península de Ática, banhada pelo Mar Egeu, Atenas é uma cidade monumental onde ainda hoje é possível observar as obras clássicas e imaginar os filósofos do período clássico a passear pela acrópole.

Centro artístico, estudantil e filosófico desde a antiguidade, continua ainda hoje a ser uma cidade cosmopolita com uma Bar Scene interessante, com bares de referência como o Baba Au Rum que conta da listas do World’s 50th Best Bars regularmente. Thanos Prunarus, é o dono deste espaço e escreveu-nos a falar sobre os seus bares favoritos na cidade. Se forem a  Atenas, estes são os bares que têm de visitar!

 


 

Baba au Rum

Não é por ser o  meu bar, mas a verdade é que toda a gente em Atenas adora o Baba Au Rum, o primeiro bar “New Age” a surgir na cidade.

Abriu no início de 2009 e desde essa altura tem mantido altos standards de qualidade e profissionalismo em termos de serviço e na atenção às bebidas que serve. A sua consistência ao longo dos anos tornaram-no numa das referências globais entre os Post-Tiki Rum Bars.

Baba au Rum  foi reconhecido com um dos World´s 50th Best Bar por três vezes, em 2013, em 2016 e novamente em 2017.

O menu do bar é algo a que quem o visita deve prestar atenção, foi nomeado como um dos World Top 10 Cocktail Menus no Tales Of the Cocktail em Nova Orleães.

Mas acima de tudo o Baba au Rum é um bar divertido, e é essa a promessa que posso fazer a quem nos visitar,  vão divertir-se à grande!

Horário: Segunda e domingo das 19h00 às 03h00 || Sábado 13h00 às 04h00

Morada: Klitiou 6, Athens+30 211 7109140

www.babaaurum.com

 

The Gin Joint

A minha segunda sugestão é um bar que se dedica ao Gin. Foi o segundo bar “New Age” a abrir na cidade. The Gin Joint  classificou-se em 52 na lista dos The World´s 50th Best Bars em 2015. É um pequeno bar ao estilo Speak Easy, mas tem um grande coração! Se lá forem têm de provar o Tap Dry Martini e o Negroni. Mas qualquer item no menu merece a vossa atenção.

O The Gin Joint abriu em 2011 e o seu mentor é Dimitris Kiakos, um verdadeiro connoiseur de Gin com muita informação para partilhar.

 

Horário: Domingo a quinta-feira das 18h00 às 02h00 || Sexta e sábado às 19h00 às 04h00

Morada: Christou Lada 1, Athens, Greece

www.theginjoint.gr

 

Kolokotroni 9

O Kolokotroni 9 é também um pequeno bar no centro da cidade dirigido pelo carismático Dimitris Manos. Nomeado três vezes como um dos The World´s 50th Best Bars, em 2015, em 2016 e já este ano 2017. Por detrás do bar podem encontrar também Vaggelis Zachos Bartender que já passou pelo Baba au Rum e um dos mais talentosos Bartenders gregos.

O Bar gosta de brincar com especiarias e espumas, é um bar realmente criativo.

Esperem ouvir música eletrónica quando visitarem o espaço, aliás Dimitris é produtor de música eletrónica para além de dono do Bar.

 

Horário: Todos os dias das 10h00 às 03h00

Morada: Kolokotroni 9, Syntagma 10562 Atenas

www.facebook.com/pg/Kolokotroni9

 

The Clumsies

O The Clumsies é um bar no centro da cidade que funciona durante todo o dia. Foi distinguido três anos seguidos ao entrar na lista dos World´s 50th Best Bars desde 2015.

O bar é um projeto de dois Bartenders, Vasilis Kyritsis e Nikos Bakoulis que são donos de uma grande criatividade e montaram um bonito laboratório no bar.  É também um bar de grande rotação, classificado no Top 4 dos World High Volume Bars no The Tales of The Cocktail em Nova Orleans.

Quem o visita deve contar encontrá-lo cheio e com um ambiente jovem. Para além dos cocktails também servem café de especialidade de muito boa qualidade.

 

Horário: Todos os dias das 10h00 às 02h00

Morada: Praxitelous 30, Athens

www.theclumsies.gr

 

B2

 

B2 é o the “New Kid on the block”, abriu muito recentemente e é um bonito espaço decorado com New Age Design. No espaço podem esperar ouvir electronic-funky music escolhida pelos dois irmãos que gerem o projeto.

Esperem também encontrar bons cocktails e uma grande seleção de Rum escolhida por Nikos Arvanitis, o Bartender da casa é um verdadeiro viajante do mundo do Rum.

 

Morada: 15, Ioannou Paparigopoulou str. Atenas

www.facebook.com/b2athens

 

Au Revoir

O Au Revoir é o mais velho bar de Atenas, abriu as portas em 1958 e ainda mantém a decoração original que foi criada pelo arquitecto modernista grego Provelegios. É um espaço pequeno que viveu dias gloriosos nas décadas de 60 e 70 do século passado, situa-se na área de Kipseli que na altura era o centro cultural de Atenas. Infelizmente a zona já não é tão glamorosa como nesses tempos, mas o bar merece a visita nem que seja só para beber um a Straight Whisky à moda dos dois irmãos que originalmente abriram o bar.

 

Morada: Πατησίων 136, 112 57 Atenas

www.facebook.com/Au-Revoir-Bar