As informações são contraditórias, afinal o Carpano Antica Formula é ou não é feito exatamente com a mesma receita que Antonio Benetto Carpano criou em 1786, em Turim, e que se acredita ter impulsionado a indústria do vermute tal como a conhecemos hoje?

Não o podermos responder, mas o fato é que a história do vermute e de Antonio Benetto Carpano estão intimamente ligadas e que nos últimos 2 séculos este vinho fortificado e aromatizado faz parte da cultura popular. Muitas vezes chamamos-lhe Martini apenas, mas nem todo o vermute é Martini, aliás, a maior parte do vermute não é Martini e há um mundo de marcas e estilos para explorar.

A palavra vermute tem as suas raízes no termo alemão “wormwood”. Na Europa é mesmo um dos ingredientes obrigatórios para que se possa chamar Vermute. Esta regra não se aplica nos E.U.A. visto que este ingrediente esteve proibido até 2007. Essa proibição foi imposta depois de um homem ter assassinado a família inteira após ter bebido uma garrafa inteira de absinto.  A bebida foi considerada alucinogénia e viciante e por isso banida.

As primeiras referências à infusão de plantas e a adição de álcool ao vinho com a intenção de criar um “remédio” para estimular o apetite remontam à antiga Grécia e a Hipócrates, considerado o pai da medicina. Mas foi só em 1786 que Antonio Benetto Carpano inventou a fórmula onde combinava ervas, especiarias e vinho.

Loja Carpano na Piazza Castello Turin

Loja Carpano na Piazza Castello Turin

A fórmula foi um sucesso e chegou a ser adotada pela corte Real italiana como bebida real.

O sucesso da bebida levou a que em 1820, Giuseppe Bernadino Carpano, sobrinho de Antonio Carpano estabelecesse a Fabbrica di Liquori e Vermut Giuseppe Carpano lançando assim as bases da produção industrial do Vermute.

Hoje em dia a Carpano é uma marca produzida pela Fratelli Branca Distillerie em Milão.

Mas voltemos à Antica Formula. É um vermute produzido com vinho branco, moscato do Piemonte e vinhos ricos do sul da Itália ao qual é depois feita a infusão de ervas. O resultado é um Vermute com um delicado bouquet de baunilha com notas de especiarias e de frutos secos como o anis estrelado, casca de laranja e tâmaras.

O Vermute Carpano Antica é produzido em quantidades limitadas e engarrafado em finas garrafas de vidro soprado com capacidade para 1 litro e posteriormente numeradas.

A garrafa é depois selada com uma rolha de cortiça e rotulada com uma reprodução do rotulo original de 1786.

Este é um Vermute com um teor alcoólico de 16,5%, ideal para beber fresco como aperitivo ou em cocktails como o Negroni, o Manhattan ou o clássico Americano.

A Carpano afirma que é produzido com base na receita inalterada criada por Antonio Benetto Carpano, guardada durante mais de dois séculos por três pessoas de cada vez, cada uma apenas sabendo de uma parte da receita.

Outros alegam que é apenas um produto feito à semelhança da fórmula antiga.

Não poderemos afirmar, apenas sabemos que é um produto premium, de grande qualidade e que à parte de fazer um excelente Martinez nos pode abrir as portas para começar a explorar o mundo do Vermute, que é diversificado, em marcas, estilos e sabores.

antica_formula_manhattan

P.V.P.: 25,83€ (Garrafa de 1 Litro) Wine Time Europe

PARTILHARShare on FacebookTweet about this on Twitter